O Instituto Ayrton Senna foi homenageado em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 2 de novembro. A ocasião celebrou os 30 anos legado do Instituto para a educação brasileira, tornando realidade o sonho de Ayrton Senna da construção de um futuro mais próspero e justo para todos os brasileiros. O evento faz parte de uma série de comemorações para celebrar o legado de 30 anos do tricampeão de Fórmula 1 e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. A homenagem contou com a participação de Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, e Inês Kisil Miskalo, diretora da educação da organização. A sessão foi promulgada em conjunto pela deputada Fernanda Pessoa (União Brasil) e pelo deputado Hugo Motta (Republicanos). Também participaram os deputados Júlio César Ribeiro e Luciano Vieira (Republicanos).
O vice-presidente do Instituto destacou a importância do legado que Ayrton deixou para a educação e reforçou que, para os próximos 30 anos, o Instituto seguirá comprometido em acelerar a qualidade da educação, garantindo que as novas gerações brasileiras tenham mais oportunidades e também conquistem seu lugar no pódio. “O Ayrton dizia que nenhum piloto vence uma corrida sozinho: é preciso de um bom carro e uma boa equipe. Ao longo destes 30 anos, tivemos a melhor equipe para fazer a educação avançar: trabalhamos ao lado de autoridades, gestores, educadores, outras organizações do terceiro setor, empresários e jornalistas. Ocupamos o pódio da educação juntos, e não faríamos nada sem o apoio, engajamento e comprometimento desses diversos grupos da sociedade”, disse Ewerton.
Desafios da educação brasileira
Em seu discurso, Fulini destacou a urgência em garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa, com conhecimento adequado em português e matemática até o 2º ano do Ensino Fundamental. Também defendeu a importância de concentrar esforços na recuperação das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano, assegurando que nenhum estudante fique para trás. Ele também trouxe alguns exemplos de sucesso do Instituto aos presentes, como Coruripe (AL) e Sobral (CE).
“Há 20 anos, a Coruripe enfrentava desafios conhecidos por muitas outras cidades até hoje, como o atraso escolar dos estudantes e dificuldades na aprendizagem. Em 2001, o município firmou parceria com o Instituto para trabalhar com nossos programas de alfabetização e gestão. Desde então, essa história foi de muitas vitórias: em 2023, Coruripe se destacou no Ideb como 3º lugar nacional nos Anos Iniciais. Já em Sobral, atuamos de forma pioneira no apoio ao desenvolvimento da política de alfabetização que hoje é referência no Brasil e no mundo. Hoje, após quase 30 anos de trabalho consistente e comprometido por profissionais de toda a rede, o município se destaca por ser o primeiro lugar no Ideb para cidades com mais de 100 mil habitantes”, disse Ewerton.
Competências socioemocionais
O vice-presidente também ressaltou que uma educação de qualidade deve além dos conteúdos acadêmicos tradicionais, enfatizando a importância de incorporar competências socioemocionais para a vida no cotidiano das escolas. “Diante de tantos desafios, como as mudanças climáticas, as novas tecnologias e a desigualdade, não será mais suficiente formarmos os nossos jovens da forma como temos feito até então. Precisamos desenvolver competências para a vida já na escola, como a empatia, foco, responsabilidade, capacidade de lidar com frustrações, pensamento crítico e criatividade. Essas e outras habilidades serão fundamentais para que os jovens possam enfrentar seus desafios pessoais e coletivos, garantindo que possam ter um futuro com mais oportunidades”.
Inês Miskalo, diretora de educação do Instituto Ayrton Senna, também participou da homenagem, relembrando sua trajetória na área da educação e na instituição. “Dos 30 anos do Instituto, trabalho há 25 nele. Participei dessas transformações e tive o privilégio de estar praticamente em todos os estados do país, de pegar barco e horas de estrada para chegar na ponta e encontrar pessoas maravilhosas, dedicada e envolvidas com educação. Abraçar a causa da educação é abraçar o desenvolvimento das pessoas”, disse.
Vidas transformadas
O evento também contou com a presença de um ex-estudante impactado pelos programas educacionais do Instituto. Hoje coordenador pedagógico no em Pereira Barreto (SP), Marcos Ferrari contou sobre o papel do Instituto no seu desenvolvimento. O pedagogo foi impactado pelos projetos do Instituto Ayrton Senna ainda na adolescência, e pôde realizar seu sonho de se tornar professor. Em sua fala, ele relembrou a importância das formações de professores oferecidas pelo Instituto, e como isso impactou sua vida.
“Eu realmente não gostava de estudar, mas uma professora me tocou, porque ela acreditou em mim e me fez enxergar as minhas potencialidades. E ela só conseguiu enxergar essas competências em mim porque recebeu uma formação do Instituto, do programa Formação Jovem. Escolhi ser pedagogo para devolver na educação tudo que ela me proporcionou. Sou grato por contar essa história e mostrar que a educação funciona e que o legado do Ayrton está vivo”, afirma Marcos.
Reconhecimentos
Os deputados presentes também prestaram as homenagens ao Instituto. A deputada Fernanda Pessoa (União Brasil) ressaltou o impacto da educação e do Instituto na vida de milhares de estudantes ao longo desses 30 anos. “O Instituto celebra 30 anos, marcando três décadas de dedicação à transformação da educação do Brasil. A missão da instituição é clara: melhorar a qualidade da educação pública para que os estudantes desenvolvam seu potencial, pautado no desejo de Ayrton Senna, para transformar a vida das pessoas. Parabenizo o Instituto Ayrton Senna por contribuir com a educação no país e que venha mais 30 anos de trabalho, transformando a educação dos brasileiros”.
Luiz Lima (PL) enalteceu os estudantes impactados e comparou a energia que Ayrton levava às pistas de domingo com a mesma força que o Instituto leva aos alunos por meio da educação. Reginaldo Veras (PV) relembrou sua trajetória de estudos em escola pública e destacou a importância da educação integral e da recuperação de aprendizagem, elogiando o trabalho do Instituto nessa frente. Luiz Gastão (PSD) também parabenizou o Instituto pelo trabalho desenvolvido e pelos professores que olham pelos alunos que precisam de apoio para seu desenvolvimento.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.