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Especialistas debatem a autogestão em encontro ao vivo

3 MIN
5 nov 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Live é a terceira da iniciativa Volta ao Novo, uma parceria do Instituto com a Undime

Dando continuidade à iniciativa Volta ao Novo, programa de competências socioemocionais que pretende levar conceitos e dicas sobre essa temática a municípios de todo o Brasil, o Instituto Ayrton Senna e a Undime realizaram a terceira live do projeto. A transmissão, que foi realizada no canal do YouTube da Undime, foi acompanhada por cerca de 700 gestores e educadores e abordou a macrocompetência da autogestão. As lives do Volta ao Novo têm como objetivo apoiar as redes municipais a incluir um olhar de desenvolvimento pleno de estudantes e educadores durante  o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais.

Para conversar sobre o tema, Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto, recebeu educadores e especialistas. Participaram Inês Miskalo, parte do time de Articulação do Instituto e especialista em educação integral, Mozart Neves Ramos, professor emérito da Universidade Federal do Pernambuco e ex-secretário de educação do mesmo estado, e Regeane Chaves, gestora escolar da rede municipal de Manaus (AM). Os participantes, que puderam contribuir com as suas visões e vivências sobre o trabalho com as competências socioemocionais em redes de ensino e escolas, falaram sobre a importância de institucionalizar a educação integral como política pública, os desafios do planejamento de retorno às escolas, a necessidade de integrar a autogestão nos processos de gestão e o valor de acolher os estudantes a partir de uma visão pautada na escuta e empatia.

Para colocar todos na mesma página, Inês explicou que a autogestão reúne competências como o foco, determinação, persistência, responsabilidade e organização. A educadora ressaltou que essa macrocompetência pode auxiliar estudantes e educadores a se manterem focados, evitando o desânimo ou desistência dos estudos por parte dos jovens, por exemplo. “É a autogestão que nos faz ficar no caminho, para não nos afastar dos nosso propósitos e projetos de vida”, disse. Mozart, que atualmente é vice-presidente do conselho do Instituto Ayrton Senna, ressaltou que, para implementar uma política de educação integral nas redes de ensino, é preciso começar pelas pessoas. “É preciso formar pessoas para que elas saibam implementar as competências, o que vai ser fundamental para o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes”, frisou.

Inspirando os seus colegas ao contar as suas experiências, a diretora Regeane compartilhou estratégias que poderiam ser adotadas por outros gestores escolares. ‘Nós temos assembleias organizadas pelos estudantes, tutoria, disponibilização de roteiros de estudos e armários na escola; isso faz com que eles sejam organizados com o seu material e a gestão de tempo’, disse. Regeane foi finalista do prêmio Educador Nota 10 e foi a vencedora estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, promovido pela Undime e o Consed.

 

Para assistir a conversa na íntegra e se inspirar com mais depoimentos como esse, acesse aqui. Para conhecer mais sobre a Autogestão, baixe o material de apoio aqui.

Não deixe de acompanhar os próximos encontros! Confira a agenda de lives do Volta ao Novo, em parceria com a Undime:

18/11 – Amabilidade

02/12 – Engajamento com os Outros

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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