fbpx

Entrega de livros marca o fim de parceria em Guaratinguetá (SP)

3 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Parceria entre Instituto Ayrton Senna, AGC Vidros do Brasil e a prefeitura de Guaratinguetá implementou soluções educacionais que, em 7 anos, impactaram quase 58 mil alunos.

Uma transformação na vida de alunos e professores de escolas municipais de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em São Paulo – esse foi o resultado do trabalho conjunto entre o Instituto Ayrton Senna, a AGC Vidros do Brasil e a Secretaria de Educação da cidade. Desde 2012, a parceria implementou no município diversas soluções educacionais voltadas à alfabetização com o objetivo de reduzir os índices de atraso escolar e garantir a plena alfabetização de crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Depois de 7 anos, essa parceria chegou ao fim. Para marcar o encerramento da implementação dos programas do Instituto no município, cada escola participante recebeu uma caixa com cerca de 30 publicações de literatura. “Os livros simbolizam o conhecimento. Queremos fomentar e incentivar a leitura e continuar promovendo avanços no ensino e na aprendizagem dos alunos de Guaratinguetá”, disse Cassia Caldas, analista de negócios do Instituto Ayrton Senna, que coordenou a ação. “O encerramento de uma parceria municipal ou estadual compreende uma grande transformação. Certamente as pessoas impactadas pelos programas evoluem e jamais voltam a ser as mesmas. Elas se sentem prontas para embarcar numa nova jornada com muito mais propósito e oportunidades”, avaliou.

Nesses 7 anos, a parceria beneficiou quase 58 mil alunos e formou, por ano, uma média de 100 profissionais. As soluções educacionais focaram a gestão da aprendizagem e o acompanhamento do rendimento escolar para trabalhar competências relacionadas à leitura e à escrita e, ao mesmo tempo, ajudaram a desenvolver nos estudantes competências socioemocionais como colaboração, criatividade e raciocínio lógico.

Em 2012 e 2013, foi implementado o programa Gestão Nota 10. Em 2014, entrou na oferta o programa Circuito Campeão. No ano seguinte, o Se Liga e o Acelera Brasil também foram implementados no município. De 2016 a 2017, os programas ganharam o reforço do Fórmula da Vitória Língua Portuguesa e Matemática. E, de 2012 a 2016, as escolas municipais de Guaratinguetá rodaram o projeto SuperAção Jovem. Em 2017 e 2018, receberam o programa Gestão de Política de Alfabetização. E, finalmente em 2018, a oferta foi composta pelos programas Acelera BrasilCircuito CampeãoGestão Nota 10 e Gestão de Política de Alfabetização.

O encerramento da parceria não significa que o trabalhou acabou por lá. “Desde o ano passado, iniciamos um processo de transferência das soluções educacionais. Nessa última fase, nosso foco foi formar os profissionais da rede e fortalecer a equipe da secretaria para que continuem tocando o trabalho que foi feito”, explicou Carolina Der, gerente de projetos do Departamento de Gestão de Políticas de Aprendizagem do Instituto Ayrton Senna. ”O legado do Instituto Ayrton Senna agora também está presente em Guaratinguetá. Os educadores que entraram em contato com nossos programas conhecem as metodologias e poderão, assim, continuar o trabalho”, projetou.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde