fbpx

Conheça os selecionados de edital do Instituto Ayrton Senna e a Rede CPE sobre motivação na escola

2 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

O Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) divulgaram os projetos selecionados pelo edital de pesquisas sobre motivação na escola.

O Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) divulgaram os projetos selecionados pelo edital de pesquisas sobre motivação na escola. Duas pesquisadoras, com atuação no interior do Estado de São Paulo, foram aprovadas para receber financiamento das organizações, que apoiam a produção de conhecimento nacional em educação. O edital foi divulgado em maio, e buscou selecionar projetos com capacidade de integrar a temática da motivação a variadas dimensões do contexto escolar, como formação de professores, desempenho acadêmico, evasão, clima escolar, engajamento com os estudos, competências socioemocionais, entre outras, além de contribuírem com análises aprofundadas sobre a importância da motivação na aprendizagem e na continuação dos estudos, por exemplo.

A fase de seleção contou com a participação de uma comissão ad-hoc convidada pela Rede Nacional de Ciência para Educação e pelo Instituto Ayrton Senna para avaliar as propostas submetidas ao edital. Esta comissão foi composta pelos professores Denise Fleith (Universidade de Brasília), Nelio Bizzo (Universidade de São Paulo), e Naercio Menezes (INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa). Os projetos deveriam se enquadrar em uma das linhas de trabalho: uma para a revisão sistemática da literatura disponível e outra para estudos exploratórios entre motivação e engajamento escolar para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os pesquisadores escolhidos pela Comissão foram:

  • Para o estudo de revisão sistemáticaAna Deyvis Santos Araújo Jesuíno. Título do projeto: Motivação para aprender, competências socioemocionais e o desempenho escolar em alunos do ensino fundamental: uma revisão sistemática.
  • Para o estudo exploratório: Evely Boruchovitch. Título do projeto: A motivação para aprender de alunos no Ensino Fundamental II: um estudo sobre variáveis que favorecem o engajamento escola.

Para participar, o pesquisador deveria ser associado à Rede CPE, estar em exercício de atividades de pesquisa relacionadas à educação e apresentar experiência e produtividade científica compatíveis com a liderança de um projeto de pesquisa. As selecionadas receberão apoio financeiro de 60 mil reais cada.

A Rede CPE e o Instituto Ayrton Senna agradecem aos demais proponentes que submeteram seus projetos.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde