fbpx

Confira o que rolou em live sobre resiliência emocional

4 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Primeira transmissão ao vivo parte da iniciativa Volta ao Novo tratou da competência para a retomada das atividades escolares.

Parte da iniciativa ‘Volta ao Novo’, parceria do Instituto Ayrton Senna com o Consed, a live Resiliência Emocional: como esta competência socioemocional ajuda na volta às escolas?’ atingiu mais de 5 mil educadores, de todas as regiões do Brasil. O bate papo aconteceu na página do Facebook do Instituto Ayrton Senna e na plataforma Zoom no dia 16 de julho, e contou com a participação de Emílio Munaro e Gisele Alves, do time do Instituto, e Patricia Silvia, professora da rede estadual do Mato Grosso do Sul.

Para assistir na íntegra, clique aqui

Confira como foi a conversa e os seus melhores momentos:

  • Após dar boas-vindas aos espectadores, Emílio Munaro, diretor de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, falou sobre a importância das competências socioemocionais para o momento que estamos vivendo e ressaltou a parceria do Instituto com o Consed para levar esse conhecimento às secretarias estaduais de educação. Essas lives são muito bem-vindas a todos, e os formadores do Consed levarão isso para as suas regionais, chegando de fato ao chão de sala de aula”.
  • Gisele Alves, líder de Evidências do Instituto Ayrton Senna, contou um pouco mais sobre o que é a Resiliência Emocional e como ela pode ser importante para diversas áreas da vida.
  • A aluna Camilly Alves, do Mato Grosso do Sul, compartilhou seu depoimento sobre a resiliência emocional. Essa competência tira da dor do sofrimento um aprendizado.
  • Rolou uma participação especial! O judoca e medalhista olímpico Flávio Canto contou aos ouvintes sobre o quão a resiliência emocional foi importante para a sua trajetória no esporte. Eu sempre pensei a resiliência para além desse pressuposto de cair e levantar, mas de cair e levantar melhor.
  • Ao longo de sua trajetória, o Instituto Ayrton Senna sempre buscou valorizar o desenvolvimento do professor. Na live, a professora Patricia Silvia, dá aulas de Projeto de Vida e Eletivas para o Ensino Médio, falou sobre sua experiência. A resiliência foi de extrema importância no meu cotidiano, pois como professora você terá diversas situações que vão te colocar à frente estresse e frustração, e você tem que achar jeitos de lidar com isso e ir adiante”.
  • O professor Cesar Floriano, também da rede estadual sul matrogrossense, falou sobre o desenvolvimento dele como professor. O programa Diálogos Socioemocionais contribuiu para que eu tivesse uma postura diferente, um diálogo diferente, e um posicionamento que ainda que algumas situações me irritavam, eu conseguia manter a calma.
  • E a volta às aulas presenciais? Como professores e estudantes deverão ser recebidos pela comunidade escolar? A resiliência emocional terá papel importante nessa fase! “É preciso que os estudantes entendam que são bons e já têm essa competência desenvolvida; então eu trabalho com eles a questão do seu autoconhecimento e da autoestima”, disse a professora Patricia.
  • A aluna Pietra Costa, também da rede do Mato Grosso do Sul, falou sobre a importância de todas as outras macrocompetências para o retorno e ressaltou que juntos poderemos superar esse momento!

A live ‘Resiliência Emocional: como esta competência socioemocional ajuda na volta às aulas’ faz parte da série ‘Volta ao Novo’, que contará com lives também sobre as demais macrocompetências trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna: abertura ao novo, amabilidade, autogestão e engajamento com o outro. Para apoiar a sua prática, o educador também poderá ter acesso a materiais de apoio sobre cada macrocompetência.

O material sobre Resiliência Emocional já está disponível! 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde