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Confira o que rolou em live sobre ‘abertura ao novo’

5 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Bate-papo ao vivo faz parte de iniciativa do Instituto com o Consed

Parte da série ‘Volta ao Novo’, uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o Consed, a live Abertura ao Novo: Como os educadores podem se adaptar às mudanças? aconteceu no dia 30/07 na página do Facebook do Institituto Ayrton Senna. O papo contou com a participação de Emilio Munaro e Cynthia Sanches, do time do Instituto, e de Juliana Vilas Boas, professora de educação física e tecnologia da rede estadual de São Paulo e do Centro de Mídias de SP. A live atingiu mais de 27 mil educadores e gestores!

Confira como foi a conversa e relembre os melhores momentos:

Em sua boas-vindas aos espectadores, Emilio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto, ressaltou a importância de abordar as competências socioemocionais de forma integral, não de forma separada uma da outra. “Todas as competências são desenvolvidas de forma única, a resiliência emocional, por exemplo, não funciona sozinha, ela está combinada com a abertura ao novo, com a amabilidade, a autogestão e o engajamento com o outro”.

Emilio também ressaltou que a série ‘Volta ao Novo’ busca apoiar os educadores: “Nada se faz na educação sem a mão do professor”.

A dançarina e coreógrafa Deborah Colker compartilhou uma reflexão sobre o que é o novo e como ele nos afeta por meio de um vídeo. “O novo dá medo, mas será bem-vindo”. Deborah foi a primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque du Soleil e foi a coréografa responsável pela abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Explicando aos ouvintes um pouco mais sobre o que é a abertura ao novo, Cynthia falou sobre essa macrocompetência. “Abertura ao novo é a nossa capacidade de explorar, buscar e ter curiosidade para explorar o mundo; muitas vezes a gente passa pelas coisas e perdemos nosso frescor de olhar, admirar, reinventar coisas”.

Cynthia falou sobre as três competências envolvidas na abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico. Falando sobre aprendizagem, a educadora ressaltou: “A abertura ao novo tem tudo a ver com a aprendizagem! Cultivar essas competências significa se abrir para a apresentação, experimentação, investigação, e é por isso que essas competências são motores da aprendizagem”.

professora Juliana também falou sobre como a abertura ao novo pode ser importante para a educação e para os estudantes: “Os alunos já estavam pedindo que a educação se renovasse e a crise do Covid-19 fez a gente se mexer; é preciso inovar de maneira que cutuque o aluno”.

A aluna Giovanna Coelho, do 2º ano da Escola Estadual Educador Pedro Cia, em Santo André (SP), contou, por meio de vídeo, como a abertura ao novo a ajudou a buscar novos conhecimentos e experiências. A Giovanna, que é muito interessada pela área científica, se dispôs a fazer algo diferente mesmo durante a pandemia pelo novo coronavírus, e pôde apresentar um artigo científico em um congresso online de química. “A abertura ao novo é uma peça fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e social, e independe de lugares específicos, pois se relaciona com a nossa curiosidade”.

Nos últimos tempos, os educadores foram muito desafiados a se reinventar e a ter abertura ao novo para inovarem em suas aulas. A professora Juliana compartilhou sua experiência. “O professor tem que ter flexibilidade, faz parte da profissão, e a abertura ao novo tem tudo a ver com isso”.

Por meio de vídeo, a professora Fabiana Wharton, que leciona Sociologia e Tecnologia no Centro de Mídias de SP, falou sobre essa flexibilidade às mudanças. “A mudança faz parte da nossa vida, e a abertura ao novo é estar ciente que o novo estará sempre acontecendo, nos dando a oportunidade de nos reinventarmos”.  Concordando com a sua colega, Juliana disse que “a abertura ao novo também exige sensibilidade para enxergar o outro, por isso ela é essencial”.

Como a abertura ao novo vai nos ajudar nos próximos meses, com o prosseguimento das aulas a distância ou a retomada das atividades escolares em alguns Estados? Cynthia ressaltou que ela é ainda mais fundamental para o momento! “ A importância da abertura ao novo agora é crucial, pois a escola vai ser diferente”

A professora Juliana também ressaltou que o foco deve estar no estudante neste novo cenário. “Eu preciso me colocar da pessoa que está na minha aula, e além de resgatar o conhecimento, é importante lembrar que existe uma pessoa lá também”.

“Essa é a hora de levar as competências socioemocionais para os alunos, temos a oportunidade de olhar para ele em sua totalidade”, disse Emilio, sobre a retomada e uma possível nova educação após a crise atual. Cynthia concordou. “Que as nossas escolhas, quaisquer que sejam elas, coloquem o ser humano sempre no centro”.

A live ‘Abertura ao Novo: como educadores podem se adaptar às mudanças’ faz parte da série ‘Volta ao Novo’, que contará com encontros também sobre as demais macrocompetências trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna: resiliência emocional, amabilidade, autogestão e engajamento com o outro. A próxima live, sobre Autogestão, acontece no dia 13 de agosto, Às 16h. Para acompanhar todas, basta seguir a página do Instituto no Facebook.

  • Veja também o que rolou na live sobre Resiliência Emocional: clique aqui

Para apoiar a sua prática, o educador também poderá ter acesso a materiais de apoio sobre cada macrocompetência. O material sobre Abertura ao Novo já está disponível na página especial do Instituto “Competências socioemocionais para contextos de crise”.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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