fbpx

Com BNCC homologada, Instituto Ayrton Senna lança guia para apoiar a construção de currículos de educação integral

A iniciativa coloca mais de duas décadas de experiência e pesquisas com competências socioemocionais e desenvolvimento pleno dos estudantes à disposição das secretarias de educação.

2 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Já foi dada a largada. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educadores do país estão se mobilizando para efetivar as orientações do documento aos currículos de suas redes de ensino.

Para apoiar as secretarias de educação na implementação da BNCC até o ano de 2020 – prazo máximo estipulado pelo Ministério da Educação –, o Instituto Ayrton Senna lança o guia digital BNCC: construindo um currículo de educação integral.

O objetivo é auxiliar gestores e equipes envolvidas na elaboração dos currículos das redes de ensino municipais e estaduais a assegurarem o compromisso com a educação integral indicada pela BNCC, visão que é compartilhada pelo Instituto Ayrton Senna.

No guia, é possível relembrar as principais funções da BNCC, se informar sobre o que é currículo e como ele pode ser estruturado, e entender quais conceitos definem a educação integral.

Como princípio norteador, a educação integral é sustentada na BNCC por três pilares: a visão de estudante, desenvolvimento pleno e integração curricular. Cada um desses temas é detalhado no material e conta com análises dos especialistas Mozart Ramos, diretor de Articulação e Inovação; Ricardo Paes de Barros, economista-chefe; Simone André, gerente-executiva de Educação; e Gisele Alves, pesquisadora do Instituto.

O público tem ainda acesso a uma análise exclusiva que relaciona 10 competências gerais descritas na BNCC às competências socioemocionais cientificamente identificadas como importantes de serem consideradas e desenvolvidas no contexto escolar brasileiro.

O guia BNCC: construindo um currículo de educação integral é totalmente gratuito e está disponível no site do Instituto Ayrton Senna. Composto por textos, infográficos e vídeos, o guia pode ser acessado tanto do computador quanto pelo smartphone.

 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde