Parceria entre Instituto Ayrton Senna, Unesp e Secretaria municipal de Educação de São Paulo oferece conteúdos para professores em formação inicial na modalidade a distância.
Teve início neste sábado (5), a primeira turma do curso de extensão universitária “Educação Integral para o Século 21”, elaborada em parceria pelo Instituto Ayrton Senna, UNESP (Universidade Estadual Paulista) e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Gratuito, o curso terá carga horária de 100 horas e busca ampliar o acesso à produção de conhecimento sobre a temática aos profissionais de educação.
Os 200 participantes que farão o curso são professores da rede municipal (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) ou graduandos de Pedagogia e licenciaturas a partir do 3º semestre vinculados à rede UniCEU – Núcleo Técnico da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UNESP, UNIVESP, Centro Universitário São Camilo).
No último sábado, todos os alunos selecionados puderam acompanhar presencialmente a aula inaugural do curso no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UNESP, localizado em São Paulo. Após apresentação sobre educação integral do coordenador do núcleo, professor doutor Klaus Schlünzen Júnior, a aula contou também com uma palestra do economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros. Com o tema “Desenvolver competências socioemocionais: direito imprescindível, factível e justificável”, a fala teve forte repercussão junto aos professores e proporcionou uma visão ampla sobre como a educação integral está presente nas políticas públicas de educação nacionais e internacionais, sobre os impactos na vida acadêmica e pessoal dos alunos e sobre como ela é um fator de equidade, à medida que reduz a desigualdade social.
O conceito de competências socioemocionais, é, inclusive, um aspecto importante na concepção do Instituto sobre o conceito de educação integral, que não se refere ao tempo de permanência do estudante na escola, e sim ao propósito da educação que se oferece a ele. Nessa perspectiva, além do acesso a conteúdo, conceitos e procedimentos das disciplinas, a escola também trabalha intencionalmente oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências relacionadas à forma como cada um lida com as próprias emoções, se relaciona com os outros e com o mundo ao redor, estabelece e persegue objetivos na vida, como colaboração, abertura para o novo e resiliência.
Tendo em vista esses conceitos, o curso de extensão tem como objetivos proporcionar embasamento sobre a concepção de educação integral e de desenvolvimento pleno dos estudantes, oferecer subsídios para a implementação de currículos de educação integral (inclusive contando com métodos e práticas docentes para integração curricular e desenvolvimento socioemocional), além de promover o contato dos participantes com experiências, políticas e tendências, nacionais e internacionais, de educação integral.
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do NEaD UNESP, com uma tutoria para cada turma de 50 cursistas atuando na mediação pedagógica de forma a entender o aprendiz e seu contexto, instigando a construção de conhecimentos. Além de textos de referência, vídeos, podcasts, infográficos, mapas conceituais e relatos de experiências também serão apresentadas situações de aprendizagem, resolução de problemas e outros materiais interativos. O uso dos materiais ocorre com uma abordagem de concepção pedagógica que permite aflorar o interesse do estudante, motivando-o a explorar, pesquisar, descrever, refletir e depurar suas ideias, de maneira a desenvolver, por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, um projeto que faça parte da sua vivência e contexto.
Ao final do curso, que tem previsão de duração até o início de julho, os participantes receberão certificado se tiverem ao menos 75% de presença e nota 7. Mais informações podem ser obtidas por meio do portal Edutec: http://edutec.unesp.br.
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