76% dos estudantes do município atingiram metas de leitura e alfabetização
O município de Ribeirão Pires, parceiro do Instituto Ayrton Senna, recebeu o prêmio “Município Destaque na Alfabetização”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio foi em reconhecimento aos notáveis resultados alcançados no Índice de Fluência Leitora (IFL) durante os anos de 2023 e 2024, pois foram atingidas todas as metas estabelecidas. O município se destacou entre os 60 melhores do estado, de um total de 600 participantes. Dentre estes, todos demonstraram excelência na promoção da leitura entre crianças até o segundo ano do ensino fundamental, ou até sete anos de idade. A cerimônia de entrega aconteceu em março, na Sala São Paulo, com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas, e da secretária de educação municipal de Ribeirão Pires.
Essa distinção ressalta o compromisso da administração municipal em garantir que os alunos alcancem níveis satisfatórios de fluência leitora dentro do prazo estipulado. Recentemente, Ribeirão Pires registrou um índice de 76% de estudantes que atingiram as metas de leitura, segundo uma avaliação realizada no ano anterior. Ressaltando o empenho do município em promover a alfabetização fluente nas crianças até o segundo ano do ensino fundamental, a premiação enfatiza, em suma, a importância do trabalho conjunto entre a administração pública e instituições de referência como o Instituto Ayrton Senna.
Para a orientadora educacional de alfabetização do município de Ribeirão Pires, Luzinaide Klen, a premiação é um reflexo das iniciativas realizadas pelo município e em parceria com o Instituto. “Nossos alunos estão concluindo o 2º ano alfabetizados e não tem como falar de sucesso da educação sem falar do processo de alfabetização – e temos aprendido isso da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Desde 2006, a parceria vem colhendo bons frutos. Aprendemos, com o Instituto, que nós precisamos acompanhar de perto as nossas crianças, pensar em habilidades para desenvolver a educação de forma integral, sempre estabelecendo metas e acompanhamento sistemático, sempre de olho em indicadores de sucesso. Todos esses pontos, que faz parte das soluções apresentadas pelo Instituto, estão ajudando o município a ter bons resultados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, aponta.
Além disso, Luzinaide também sinaliza a importância e o impacto que as sistemáticas de monitoramento têm trazido para a educação municipal. “O acompanhamento sistemático, a observação de indicadores de processos (como faltas de alunos, de professores, ‘para casa’ feito, quantidade de livros lidos por alunos etc) e o gerenciamento de dados têm ensino a nós, técnicos da Secretaria de Educação, onde encontramos as fragilidades. Todo o mecanismo e as propostas realizadas entre o Instituto e o município de Ribeirão Pires, tem reverberado de forma majestosa nas salas de aula”, comenta.
Sobre a parceria
A colaboração com o Instituto Ayrton Senna teve início com a introdução dos programas “Se Liga” e “Acelera”, focados na correção do fluxo escolar. Agora, com a questão da distorção idade-série superada, foram implantados o Circuito 360 e a Gestão Nota 10, com estiamtiva de alcance de cerca de 3 mil alunos.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.