Estudo da Cátedra Instituto Ayrton Senna investiga desempenho da alfabetização em municípios paulistas

Estudo analisa dados do INEP sobre o desempenho da alfabetização no Brasil em redes de ensino de São Paulo dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Clock Icon 4 MIN
Agenda Ico 2 out 2025
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ler resumo da notícia
  • A Cátedra Instituto Ayrton Senna, em parceria com o LEPES-USP, desenvolve estudo sobre avaliações de alfabetização no Brasil e em São Paulo, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com apoio de Parceiros da Educação, Instituto Natura e Fundação Lemann.

 

  • A pesquisa busca compreender a comparabilidade entre resultados estaduais e municipais, identificar redes de sucesso em São Paulo e analisar fatores que explicam avanços, combinando metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo visitas a escolas.

 

  • Resultados preliminares já foram debatidos em eventos como a XIII Reunião da ABAVE e encontros regionais, reunindo especialistas, secretários municipais e professores para discutir desafios, conquistas e boas práticas na alfabetização.

Um novo estudo voltado à educação básica, desenvolvido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna em parceria com o LEPES-USP, investiga os resultados das avaliações em larga escala da alfabetização no Brasil e, em particular no Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é compreender os processos envolvidos na avaliação da alfabetização e a garantia de comparabilidade dos resultados entre diferentes estados e municípios no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além disso, a pesquisa, realizada com apoio da Parceiros da Educação, Instituto Natura e da Fundação Lemann, visa identificar redes de sucesso no estado de São Paulo nessa etapa e compreender os fatores que podem explicar tal resultado.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do governo federal voltada a garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, tem como um dos seus pilares ter resultados da avaliação para todos os estados e municípios da etapa da alfabetização com definição de metas anuais acerca da taxa de crianças alfabetizadas. O estudo analisa os dados divulgados em 2024 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com base nas avaliações feitas em 2023.

O que o estudo pretende descobrir

Na primeira fase da pesquisa, entrevistas com especialistas, consultas e levantamento documental foram realizadas com o objetivo de compreender a política e como a avaliação da alfabetização nos estados se tornaram comparáveis, o que possibilitou ao INEP e ao Ministério da Educação divulgarem resultados e metas, conhecido como Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

Já a segunda fase da pesquisa tem como objetivo identificar redes de sucesso na alfabetização de acordo com os resultados do SARESP (2024) e promover um estudo qualitativo aprofundado com visitas in loco em quatro municípios paulistas. A metodologia empregada foi um misto de análises quantitativas para identificar os municípios de sucesso e estudos de caso com visitas às redes e escolas, com entrevistas e rodas de conversa para compreender as políticas pedagógicas da rede que podem explicar e dar destaque para o que tem funcionado e o que precisa melhorar nas redes de ensino do Estado de São Paulo.

Apresentações e debates dos resultados obtidos na 1ª fase do trabalho

O estudo está em fase de desenvolvimento e a previsão é que os resultados sejam apresentados no início de 2026 para especialistas, acadêmicos, terceiro setor e lideranças das redes de ensino com o objetivo de discutir os aprendizados sobre os avanços e desafios das avaliações da alfabetização nas redes de ensino e compartilhar as boas práticas realizadas nos municípios.

Os resultados preliminares bastante interessantes e anteriormente não observados, já estão sendo apresentados para debates com especialistas da área de alfabetização em diferentes espaços.

XIII Reunião da Abave

O evento aconteceu entre os dias 08 e 10 de setembro, na FIESP, em São Paulo, em duas oportunidades.

  • Minicurso “Conceitos, Métodos e Avaliação da Alfabetização – Utilizando Testes de Diferentes Avaliações”, realizado no dia 8 de setembro. O foco esteve na comparabilidade dos resultados do SAEB com avaliações estaduais de alfabetização. Esta iniciativa contou com a participação de especialistas como Maria Helena Guimarães de Castro (Cátedra Instituto Ayrton Senna), Hilda Linhares da Silva (Diretora da DAEB/INEP), Adriano Borgatto (UFSC), Josiane Toledo e Luiz Vicente Ribeiro (CAED/UFJF), Katia Smole (Instituto Reúna) e Daniel Santos (Lepes/USP). Aproximadamente 120 participantes estiveram presentes, entre estudantes, pesquisadores e professores da área educacional.

 

  • Painel de pesquisa “Importância da Alfabetização e Desafios da Avaliação no Âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, onde foram apresentados resultados do estudo que aborda a alfabetização sob diferentes perspectivas. O debate reuniu cerca de 150 professores e pesquisadores, com mediação de Maria Helena Guimarães de Castro (Cátedra Instituto Ayrton Senna/IEA/USP) e participação de Luiz Guilherme Scorzafave (Lepes/FEARP/USP), Ernesto Faria (IEDE) e Marcia Ferri (Instituto Natura).

XIII ABAVE

Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação – Alfabetização em foco

Realizado no dia 23 de setembro, em parceria com o NEPP – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP.

O tema apresentado pela titular da Cátedra e da pesquisa, Maria Helena Guimarães de Castro, contou com a participação de lideranças de mais de 15 municípios paulistas, representados por secretários municipais, equipes pedagógicas e coordenadores ou responsáveis pela alfabetização. O encontro trouxe uma proximidade com os municípios, que ofereceram uma visão das conquistas e dificuldades atuais percebidas no processo de alfabetização e sua avaliação.

Alfabetização em Foco

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde