Conheça também o nosso espaço Competências Socioemocionais para contextos de crise
ACESSARSocioemocionais na quarentena: 5 atividades para Ensino Fundamental II
Não é porque estamos em uma época de isolamento social, provocado pela crise do coronavírus, que os esforços pedagógicos voltados às competências socioemocionais devem ser interrompidos. Pelo contrário: devem ser intensificados.
Trabalhar competências socioemocionais é fundamental em uma situação de normalidade e ainda mais importante em períodos de crise. Aspectos como empatia, responsabilidade, tolerância ao estresse e resiliência são algumas das competências que exigem atenção.
Para trabalhá-las de forma efetiva e aproveitando o momento de educação a distância, veja abaixo cinco atividades para o Ensino Fundamental II, que ajudam a desenvolver competências socioemocionais no período de quarentena:
1. Cuidado em várias dimensões
Essa atividade envolve a construção de um painel sobre as formas de cuidado que o estudante pratica no dia a dia. Depois, deve ser feita uma reflexão coletiva sobre a importância de algumas delas, com os colegas e professores.
Estimule os estudantes a pensarem se estão cuidando bem da alimentação e da higiene, além de como estão lidando com o convívio presencial ou virtual com outras pessoas.
O foco da atividade é entender as várias dimensões do cuidado, seja ele consigo mesmo ou com os outros.
2. Meu corpo, minha primeira casa
Envolve a percepção do próprio corpo e de cuidado com essa “casa”. A atividade traz a prática de mímica para que os estudantes entendam como usar o corpo para se comunicar, exercitando a imaginação e a criatividade.
Também inclui um exercício de respiração focado na percepção do próprio corpo e em contribuir para que ele funcione em equilíbrio.
3. Cuidados em casa – sustentabilidade offline
Essa atividade envolve a busca por informações sobre como ser mais sustentável no dia a dia em casa. O primeiro passo é entender o que é, de fato, sustentabilidade e de quais formas pequenas ações do cotidiano do próprio estudante podem ter esse impacto positivo.
Entre as competências socioemocionais trabalhadas estão a empatia e a responsabilidade, essenciais para se autorregular, cumprir seus compromissos, agir de maneira confiante e consistente.
4. Ser sustentável, eu?!
O objetivo dessa atividade é colocar o estudante no contato com noções de sustentabilidade. Como protagonista, ele dará asas à imaginação construindo um personagem e refletindo sobre as suas ações e o impacto delas no mundo.
A atividade envolve construir um personagem, com nome, idade, rotina, o que gosta de fazer e como lida com as situações. Ele será usado para pensar nos impactos de seu estilo de vida no meio ambiente, permitindo uma visão mais prática de sustentabilidade.
Entre as competências socioemocionais trabalhadas nessa atividade, está a imaginação criativa, que envolve ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira e aprender com seus erros.
5. Nas redes, os memes – sustentabilidade online
Os memes são altamente populares na internet, e também podem servir como ferramentas poderosas de comunicação em relação a sustentabilidade.
Nessa atividade, a ideia de sustentabilidade será trazida para o ambiente digital. Os participantes devem se perguntar se fazem um uso sustentável da internet, das redes sociais e das produções midiáticas.
O desafio é criar um meme que inspire as pessoas a superarem o atual momento de dificuldades e incertezas, colocando em prática posturas de cuidado consigo e com os outros, fazendo um uso sustentável da internet sem desrespeito.
Agora mãos à obra – A partir dessas atividades, será possível introduzir discussões e reflexões sobre competências socioemocionais junto aos seus estudantes mesmo em um período de isolamento social. Aproveite as dicas do artigo e saiba mais em nossa página especial sobre competências socioemocionais para contextos de crise.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.