fbpx

Redes de ensino iniciam a segunda fase do Volta ao Novo

3 MIN
17 mar 2021
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Parceria da BRK Ambiental possibilitou acompanhamento direto da implementação em Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Tocantins

Os estados brasileiros deram início a segunda fase do programa Volta ao Novo, projeto desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e apoio da BRK ambiental com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de professores e estudantes.

A primeira fase do programa, realizada entre julho e outubro do ano passado, contou com a adesão de 26 unidades federativas e foi dividida em cinco módulos, com base nas macrocompetências trabalhadas nas iniciativas do Instituto: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros.

A cada duas semanas, um módulo foi disponibilizado pelo Instituto. Cada um deles incluiu uma live aberta ao público, um material de apoio sobre o tema e uma webconferência exclusiva para os técnicos formadores das redes que aderiram ao projeto, onde todos discutiram planos de ação para multiplicar o conhecimento adquirido. Ao fim, mais de 100 mil pessoas acompanharam as lives, quase 80 mil fizeram download dos materiais em PDF e cerca de 50 profissionais de educação de todos os cantos do Brasil participaram de encontros exclusivos.

O objetivo da segunda fase do programa é apoiar o aprofundamento teórico sobre a temática com formações para os educadores. Graças ao apoio da BRK Ambiental, as redes de ensino de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Tocantins contam com o acompanhamento direto do Instituto. Os quatro estados já estão realizando o desdobramento dos planos construídos ano passado para garantir o aprofundamento temático das competências socioemocionais, de forma planejada, e o acompanhamento dos profissionais de educação envolvidos.

“A intenção nessa segunda fase é garantir a formação robusta de toda a equipe técnica das redes e apoiar os desdobramentos do plano construído ano passado. Junto a BRK, que nos apoiou financeiramente para que construíssemos o Volta ao Novo em parceria com o Consed, estamos conseguindo levar para a rede pública desses quatro estados a formação socioemocional não só em nível da secretaria, mas também para diretorias, escolas e professores”, ressalta Emilio Munaro, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.

Os encontros são realizados online para cumprir todas as exigências de distanciamento social e cada estado conta com uma formadora exclusiva. A conclusão da segunda fase do Volta ao Novo deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2021.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde