O retorno às aulas presenciais nas escolas após o isolamento social é um desafio que deveria já estar entrando no planejamento de gestores escolares (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais) de todo o Brasil. No entanto, um estudo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) aponta que 16% das redes públicas de ensino não começaram a se preparar para retomar as atividades e 21% ainda não criaram estratégias para evitar o abandono escolar.

Os gestores devem se preocupar em como fazer funcionar suas redes de ensino e escolas nesse novo contexto e dar o melhor suporte aos professores e alunos na volta às aulas, seja com a infraestrutura necessária para atender aos protocolos sanitários bem como no acolhimento, principalmente no que diz respeito às suas emoções e experiências vividas no período.

Para colaborar com esse momento, apresentamos um conjunto de sugestões, à luz da educação integral e em diferentes dimensões da gestão, que podem contribuir para a elaboração de estratégias de adaptação do espaço escolar aos novos desafios, o que inclui aspectos administrativos, pedagógicos e a importância de cuidar da disposição emocional da equipe escolar e dos estudantes, dentre outras.

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

A gestão escolar pós-isolamento social: fichas para planejamento

De volta à escola: estratégias para acolhida pós-isolamento social

CURSOS ONLINE PARA VOCÊ

Curso "Competências Socioemocionais na Escola"

Curso "Criatividade e Pensamento Crítico na Escola"

MATERIAIS PARA APROFUNDAR

Conheça lives e webinars, podcasts, o que outras instituições estão fazendo, estudos e muito mais. Acesse!

Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários