publicado em 31.07.2020 ÀS 18:42

Estudos sobre educação e o impacto da pandemia do coronavírus

Desde que a pandemia do Covid 19 se instalou no mundo, cerca de 1.5 bilhões de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países, segundo relatório do Banco Mundial. Alguns países adotaram o fechamento total de escolas, outros apenas em zonas consideradas de risco ou deixaram abertas aquelas com crianças pequenas cujos pais trabalham em setores críticos para a sociedade.

Aqui no Brasil, por enquanto a maior parte dos governos estaduais e municipais tem optado pelo fechamento total para reduzir as chances de que os estudantes se tornem vetores do vírus para suas famílias.

Vários organismos internacionais estão publicando estudos sobre as experiências internacionais de medidas para conter a pandemia e seu efeito na educação. Eles tentam responder a perguntas como: o fechamento das escolas é importante para conter a disseminação do vírus? Quais os riscos desse fechamento? Como as escolas podem promover o aprendizado para todos, diante da diversidade de contextos socioeconômicos da população e de dificuldade de acesso de alguns para a educação a distância? Quais ações podem ser realizadas no curto prazo?

Aqui nessa página disponibilizamos conteúdos de organizações nacionais e internacionais que estão colaborando com a educação mundial nesse contexto de crise que estamos vivendo.
 

Orientações a pais de crianças com dislexia durante o período de atividades educacionais remotas
Seabra, A. G., Simi, L.G., Nico, A., Minervino, C.A.M. & León, C. (2020).

Pesquisadores da Rede CpE prepararam um ebook especial com orientações aos pais sobre como ajudar no ensino das crianças com dislexia em casa. As dicas valem para todas as famílias com crianças em casa e que estão tendo que lidar com o ensino remoto. 

 

A EDUCAÇÃO NÃO PODE ESPERAR - Ações para minimizar os impactos negativos à educação em razão das ações de enfrentamento ao novo coronavírus
Junho 2020 - IEDE

O Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e 26 Tribunais de Contas brasileiros organizaram uma pesquisa que  faz um mapeamento das ações das redes públicas de ensino do País durante a pandemia e o planejamento que estão fazendo para o retorno às aulas presenciais.

 

O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19 (Nota Técnica)
Maio de 2020 – Movimento Todos pela Educação

O Movimento Todos pela Educação lançou essa nota técnica para qualificar o debate público e apoiar os gestores educacionais para o futuro processo de reabertura das escolas.

 

Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020
30 de março de 2020 – Por Fernando M. Reimers, da Global Education Innovation Initiative (Harvard Graduate School of Education)  e Andreas Schleicher, Diretor de Educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O relatório propõe que os líderes dos sistemas e organizações educacionais desenvolvam planos para a continuidade da educação por meio de modalidades alternativas, durante o período de isolamento social necessário. Também oferece um quadro de áreas a serem cobertas por tais planos.

 

Políticas educacionais na pandemia do covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto do mundo?
25 de março de 2020 – World Bank Group Education

 

Como os países estão lidando com os desafios do Covid-19 na educação? Um instantâneo das medidas políticas
24 de março de 2020 – GEM Report /UNESCO
Relatório de Acompanhamento da iniciativa Educação para Todos (EPT) da UNESCO

 

Mensajes y acciones importantes para la prevención y el control del COVID-19 en las escuelas
Março de 2020 – Organização Mundial da Saúde/Unicef/FICR