publicado em 22.06.2020 ÀS 11:34

CRIATIVIDADE E INTERESSE ARTÍSTICO

Lidar com momentos de crise, de estresse e de isolamento requer encontrar soluções criativas para enfrentar novas rotinas em nosso dia a dia.
Nesse período de isolamento social, é importante buscar modos de expressão que possam aliviar as tensões e as ansiedades e produzir novos sentidos de vida.

Clique para fazer download do material sobre criatividade e interesse artístico!

 

O que é a criatividade e o interesse artístico?

A criatividade e o interesse artístico dizem respeito a usar nossa imaginação e habilidades criativas para nos expressarmos, utilizando linguagens variadas, como a verbal, a visual, a musical, a corporal...  Lembrando que ser criativo não tem nada a ver com dom ou um privilégio de poucos: ser criativo é uma capacidade que todos temos, é preciso exercitar!

 

Por que a criatividade e o interesse artístico são importantes?

Pensar e agir de forma criativa nos ajudam a lidar com nossas emoções e a tornar tangível nossas experiências. Isso envolve desde apreciar e descobrir manifestações artísticas, como também deixar a imaginação correr e produzir algo novo no seu cotidiano. A arte é uma grande forma de se conectar consigo mesmo e com os outros.

 

O que fazer?

  • Se você tem uma habilidade, algo que sabe e pode ensinar, que tal compartilhar com o maior número possível de pessoas? Existem diversas organizações oferecendo cursos online gratuitos e muita gente publica nas redes sociais as suas habilidades e conhecimentos!
  • Procure um momento do dia para fazer arte. Isso significa tocar um instrumento (pode ser qualquer um que tenha em casa – todos temos voz!), fazer um desenho (eis aqui uma ótima oportunidade para abandonar a ideia de que não se sabe desenhar... não existe desenho certo ou errado, existe desenho), dançar ou escrever. Use o “momento da arte” como uma oportunidade para se ouvir.
  • Procure ouvir as canções de seus artistas favoritos e procure ouvir outros artistas que não fazem parte do seu repertório. Você terá ótimas surpresas!
  • Use as redes sociais para divulgar iniciativas que promovam o encontro por meio da arte.
  • Para pais e mães com filhos em casa, coloquem em prática o “momento da arte”. Façam desse momento pura expressão e liberdade. A imaginação não tem limites.
  • Para professores que estão lidando com o desafio das aulas a distância, não deixem de estimular a expressão de seus estudantes por meio de linguagens diversas. Simbolizar é importante para (re)construir significados.
  • Para crianças, adolescentes e jovens que estão em isolamento, que tal descobrirem um novo artista por dia e compartilhar com o mundo suas descobertas?  E que tal compartilhar sua própria arte?

 

Outras dicas

Diversos museus em todo o mundo estão abrindo suas coleções para os tempos de reclusão solidária. É possível fazer um tour virtual e conhecer os acervos.

Museu do Louvre - https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

Museu do Prado - https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Museu Metropolitano de Nova York - https://www.metmuseum.org/

Museu da Imagem e do Som de São Paulo - https://mis-sp.org.br/acervo

Museu Casa de Portinari - https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

 

Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários