publicado em 22.06.2020 ÀS 14:19

RESPONSABILIDADE

Estar em isolamento durante o período de quarentena e vivenciar a restrição de muitos de nossos hábitos diários nos exige uma grande capacidade de adaptação. Mais do que a necessidade de adaptar-se e renunciar à nossa rotina, por um período de tempo indefinido, lidamos com a exigência da inversão da lógica de se pensar de forma individual para pensarmos no coletivo, do qual também fazemos parte. 

Pensar de forma coletiva diante da situação que se impõe requer de nós uma competência socioemocional fundamental, a responsabilidade para fazermos o que é melhor para todos. É importante estar ciente de que somente se todos formos responsáveis e agirmos em sociedade de acordo com o esperado é que a situação poderá ser controlada para diminuir os impactos.

Clique para fazer download do material sobre responsabilidade!

 

O que é responsabilidade?

Ter responsabilidade consiste em gerenciar a nós mesmos a fim de conseguir realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós. Significa agir de forma confiável, consistente e previsível, para que outras pessoas sintam que podem contar conosco e assim confiar em nós no futuro. Está relacionada com adotar posturas e atitudes comprometidas com o bem-estar comum e o envolvimento em sociedade de maneira cidadã.

 

Por que a responsabilidade é importante?

A responsabilidade nos ajuda a cumprir nossas obrigações e compromissos, mesmo que isso não nos agrade tanto. Agindo assim, nos tornamos confiáveis e fazemos outras pessoas se sentirem bem, porque elas podem contar conosco sempre que precisarem.

 

O que fazer?

  • Proteja os outros de ficarem doentes. Mantenha hábitos de higiene como lavar as mãos com sabão e/ou álcool, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou cotovelo ao espirrar e tossir. Caso apresente os sintomas do COVID-19, procure cuidados médicos.
  • Evite sair de casa, mesmo que não tenha os sintomas da doença. Assim você evita também se expor desnecessariamente ao vírus ou transmiti-lo para as outras pessoas. Ficar em casa é um ato de responsabilidade social!
  • Evite compartilhar tudo que você vê e recebe nas redes sociais. Procure informações de fontes confiáveis para saber como você pode agir e contribuir para manter todos em segurança.
  • Evite comprar mantimentos em quantidade desnecessária, compre apenas o que irá consumir. O comportamento de estocar itens de supermercado e farmácia é irresponsável e faz com que nem todos tenham a mesma oportunidade de acesso, ficando vulneráveis.
  • Para pais e mães com filhos em casa, explique sobre a importância de ter responsabilidade com o coletivo. Não sair de casa e não encontrar amigos ou os familiares é um ato de amor e de responsabilidade. Também é importante estabelecer uma rotina de horários para os estudos e para a colaboração com as atividades da casa.
  • Para professores que estão lidando com o desafio das aulas a distância, uma boa dica é propor uma conversa com os estudantes sobre que tipo de ação estão realizando que envolve ser responsável consigo mesmo e com os outros.
  • Para crianças, adolescentes e jovens que estão em isolamento, é importante cumprir as ações de prevenção com responsabilidade, bem como organizar as rotinas de estudo e participar ativamente das atividades da casa.

 

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Ayrton Senna

Você pode ter acesso ao WhatsApp da Organização Mundial de Saúde (OMS) que traz informações atualizadas e confiáveis sobre a pandemia. Para isso, basta acrescentar o número +41 79 893  18 92 aos seus contatos telefônicos e encaminhar  uma saudação “hi” para eles pelo WhatsApp. As informações estão em inglês.