No Brasil, os anos de escolaridade de uma pessoa têm influência sobre oportunidades e realizações em sua vida. É o que mostra o Prisma da Educação, ferramenta on-line criada pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper para facilitar o acesso a dados, indicadores socioeconômicos e cruzamentos que mostram a relação entre nível educacional e conquistas ao longo da vivência individual e de descendentes diretos.
Em 2015, mais de 150 líderes mundiais adotaram uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa agenda é formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
A Educação de Qualidade constitui o Objetivo 4 e contribui de forma direta e indireta para o alcance dos demais objetivos. Quando a relacionamos aos diversos ODSs fica evidente como a educação é um dos meios mais importantes para alcançarmos o desenvolvimento sustentável – e é isso que o Prisma da Educação mapeia para você.