E se fosse possível medir como a vida de quem tem mais educação é diferente da de quem tem menos?

Educação é oportunidade

.
.

No Brasil, os anos de escolaridade de uma pessoa têm influência sobre oportunidades e realizações em sua vida. É o que mostra o Prisma da Educação, ferramenta on-line criada pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper para facilitar o acesso a dados, indicadores socioeconômicos e cruzamentos que mostram a relação entre nível educacional e conquistas ao longo da vivência individual e de descendentes diretos.  

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

.

Em 2015, mais de 150 líderes mundiais adotaram uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa agenda é formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.


A Educação de Qualidade constitui o Objetivo 4 e contribui de forma direta e indireta para o alcance dos demais objetivos. Quando a relacionamos aos diversos ODSs fica evidente como a educação é um dos meios mais importantes para alcançarmos o desenvolvimento sustentável – e é isso que o Prisma da Educação mapeia para você.

Explore a ferramenta

.
.
O Prisma da Educação é um projeto idealizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, área de ensino e investigação sobre políticas públicas educacionais que tem como titular o professor e economista-chefe do Instituto Ayrton Senna Ricardo Paes de Barros. A criação da ferramenta on-line foi dirigida por Diana Coutinho e sua elaboração estatística ficou a cargo da OPE Sociais. Equipe realizadora: Ricardo Paes de Barros (Concepção); Diana Coutinho (Concepção, Direção e Produção Executiva); Beatriz Garcia (Desenvolvimento); Camille Possato, Danielle Nascimento, Elionai Rodrigues, Gabriel Amil, Grazielly Rocha, Kleyton Ramos, Marcelo Junior, Rafael Gatti, Samuel Franco, Suiani Febroni, Valeria Ferreira e Yuri Schneider (Produção estatística e plataforma on-line) e Markfix (Animação). Participação: Amiris Serdeira e Clarice Martins. A ferramenta está sujeita a atualizações constantes, podendo ter novos indicadores incluídos.