Ricardo Primi

Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena buscam financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). É membro do conselho consultivo científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna. Em 2009 foi professor visitante na University of Toledo (Ohio, EUA) com bolsa Fulbright / CAPES. Foi pesquisador visitante em 2020 no Instituto de Pesquisa em Personalidade e Psicologia Social da Universidade da Califórnia Berkeley com bolsa da CAPES e pesquisador visitante no Centro Lemann no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Stanford. A partir de 2017 passou a fazer parte da Comissão Assessora de Estatística e Psicometria da DAEB e grupo de especialistas em questionários para o PISA 2021 coordenado pelo Educational Testing Service (ETS). Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística, Psicometria, Teoria de Resposta ao Item e Modelagem com Equações Estruturais e capacitação de trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência e Avaliação da Personalidade. Tem mais de 192 trabalhos publicados entre artigos, capítulos e livros e formou mais de 37 alunos (entre mestres, doutores e pós-doutores).


Contato

PESQUISAS E ESTUDOS


Artigos

Development and psychometric properties of rubrics for assessing social-emotional skills in youth. 
Pancorbo, G., Primi, R., John, O. P., Santos, D., Abrahams, L., & De Fruyt, F. (2020).  STUDIES IN EDUCATIONAL EVALUATION, 67.

Comparison of classical and modern methods for measuring and correcting for acquiescence.
Primi, R.
, Santos, D., De Fruyt, F., & John, O. P. (2019). British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 72(3), 447–465.

True or false? Keying direction and acquiescence influence the validity of social-emotional skill items in predicting high school achievement in Brazil. Primi, R., De Fruyt, F., Santos, D., Antonoplis, S., & John, O. P. (2019). T International Journal of Testing.  

Anchoring vignettes: can they make adolescent self-report of social and emotional skills more reliable, discriminant, and criterion-valid? Primi R., Zanon C., Santos D., De Fruyt F., & John O. (2016).  European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 39–51.

Development of an inventory assessing social and emotional skills in Brazilian youth.
Primi R
., Santos D., De Fruyt F., & John O. (2016).  European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 5–16.


Capítulos de livros

Dealing with person differential item functioning in social-emotional skill assessment using anchoring vignettes.  
Primi, R., Santos, D., John, O. P., De Fruyt, F., Hauck-Filho, N. (2018).  In M., Wiberg,S., Culpepper,R., Janssen,J., González,D. Molenaar, (Eds.), Quantitative psychology (Vol. 233, pp. 275-286). Springer, Cham.

Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira 
John O., Primi R., De Fruyt., & Santos D. (2016). . Book chapter, INAF Report.