Oliver John

Oliver P. John, PhD, é Professor de Psicologia e Pesquisador no Instituto de Personalidade e Pesquisa Social da Universidade da Califórnia, Berkeley. O Dr. John atuou como editor sênior do Handbook of Personality: Theory and Research (4ª ed.) e como Editor Associado do Personality and Social Psychology Bulletin. Ele ganhou prêmios de carreira da Society for Personality and Social Psychology, incluindo o Theoretical Innovation Prize, o Diener Award por Outstanding Mid-Career Contributions e, mais recentemente, o Jack Block Award for Senior Career Contributions to Personality Psychology. Outros prêmios incluem o Prêmio Distinto para Contribuições em Início de Carreira da Sociedade de Psicologia Experimental Multivariada e um Prêmio de Ensino Distinto da UC Berkeley. Em mais de 150 publicações amplamente citadas em sua pesquisa (índice H> 90), o Dr. John e seus alunos examinam a estrutura e o desenvolvimento da personalidade, a expressão e regulação da emoção, processos de autopercepção, métodos de pesquisa e habilidades socioemocionais no contexto da escola pública. Ele é o autor do Big Five Inventory (BFI) e do Emotion Regulation Questionnaire (ERQ); ambos foram traduzidos para mais de 20 outros idiomas. Ele contribuiu para a aplicação da pesquisa psicológica à política econômica educacional, apresentando trabalhos em painéis de especialistas para a Organização para Colaboração e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, França, como Consultor Científico do Banco Mundial em Washington, DC, e como membro do Conselho Consultivo Científico da eduLab21 no Instituto Ayrton Senna em São Paulo, Brasil.


Contato


E-mail:
oliver@ias.org.br

Linkedin | Instagram

PESQUISAS E ESTUDOS


Artigos

Development and psychometric properties of rubrics for assessing social-emotional skills in youth. 
Pancorbo, G., Primi, R., John, O. P., Santos, D., Abrahams, L., & De Fruyt, F. (2020).  STUDIES IN EDUCATIONAL EVALUATION, 67.

Comparison of classical and modern methods for measuring and correcting for acquiescence.
Primi, R., Santos, D., De Fruyt, F., & John, O. P. (2019). British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 72(3), 447–465.

True or false? Keying direction and acquiescence influence the validity of social-emotional skill items in predicting high school achievement in Brazil. Primi, R., De Fruyt, F., Santos, D., Antonoplis, S., & John, O. P. (2019). T International Journal of Testing.  

Anchoring vignettes: can they make adolescent self-report of social and emotional skills more reliable, discriminant, and criterion-valid? Primi R., Zanon C., Santos D., De Fruyt F., & John O. (2016).  European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 39–51.

Development of an inventory assessing social and emotional skills in Brazilian youth.
Primi R., Santos D., De Fruyt F., & John O. (2016).  European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 5–16.


Capítulos de livros

Dealing with person differential item functioning in social-emotional skill assessment using anchoring vignettes.  
Primi, R., Santos, D., John, O. P., De Fruyt, F., Hauck-Filho, N. (2018).  In M., Wiberg,S., Culpepper,R., Janssen,J., González,D. Molenaar, (Eds.), Quantitative psychology (Vol. 233, pp. 275-286). Springer, Cham.

Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira 
John O., Primi R., De Fruyt., & Santos D. (2016). . Book chapter, INAF Report.