O que é o eduLab21?
A construção de um mundo mais justo e a expansão das fronteiras do conhecimento passam pela ciência e inovação. Nunca foi tão essencial levá-las para todos os espaços, principalmente a educação, uma das maiores ferramentas de transformação da sociedade.
Acreditando nisso, somos o laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, que há mais de 25 anos está comprometido com o desenvolvimento de estudantes e educadores brasileiros. Somos um centro de pesquisa especialista em produzir e organizar evidências científicas à serviço de uma educação inovadora e transformadora, investigando temas relacionados ao desenvolvimento do potencial humano.
Explorando evidências em educação desde 2015, somos formados por cientistas e centros de pesquisas, de diversas áreas do conhecimento, movidos pela inovação. Estamos comprometidos em produzir, traduzir e aplicar os achados da ciência para a realidade da sala de aula, pensando e propondo uma nova educação. Também olhamos para fora e aprendemos com outros cientistas: formamos uma rede que conecta conhecimentos de grandes centros de inovação e pesquisadores de referência do mundo.
CONHEÇA
NOSSO
MANIFESTO!
Nosso trabalho
Atuamos para garantir que as iniciativas do Instituto Ayrton Senna sejam sempre desenvolvidas com base em evidências e cheguem de forma atrativa e compreensível àqueles que fazem a educação acontecer: formuladores de políticas públicas, gestores e educadores.
Nossa agenda de pesquisa se concentra principalmente na educação integral. Por isso, estamos sempre buscando conhecer mais sobre as contribuições de competências cognitivas, socioemocionais, híbridas e motivacionais de educadores e estudantes. Entenda:
Trabalhamos em rede
Somos uma rede formada por profissionais da educação e cientistas que trabalham juntos de diversas formas. As parcerias podem ser realizadas diretamente com professores de centros de pós-graduação stricto sensu, por meio de instituições e organizações ou redes de pesquisadores.
Além dos pesquisadores que fazem parte da equipe, o laboratório é aberto a formas variadas de cooperação com pesquisadores associados. Essa parceria pode ocorrer por meio do licenciamento de instrumentos e metodologias do eduLab21 para estudos de outros pesquisadores, em projetos com a participação de consultores em temas específicos ou por meio de grupos de trabalho acadêmico que contribuam para a agenda de pesquisa.
Quer saber mais? Clique aqui e fale conosco
Nossos conselhos
Para apoiar e direcionar nossas ações, contamos com o olhar de reconhecidos formuladores de políticas públicas, gestores públicos e pesquisadores.
Os membros do nosso conselho estratégico são convidados a comentar os projetos propostos e sugerir outros, além de contribuir com sua visão sobre os desafios e oportunidades da implementação das iniciativas. Eles podem ser gestores,formuladores de políticas públicas ou pesquisadores.

Claudia Costin
Diretora do centro de excelência e inovação em políticas educacionais (Ceipe), na FGV

Francisco Soares
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex presidente do Instiuto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Luiz Eugênio Mello
Médico, professor livre-docente e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Luiz Miguel Garcia
Presidente da Undime e dirigente municipal de educação em Sud Mennucci, São Paulo. Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada.

Maria Helena Guimarães
Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Conselheira do Conselho Nacional de Educação, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE.

Mozart Neves Ramos
Pós-doutor em Química (Politécnica de Milão), foi professor e reitor da UFPE, secretário de Educação de PE, presidente do Todos Pela Educação.

Raquel Teixeira
Secretaria de Educação do Estado do RS. PHD em linguística pela Universidade da California em Berkeley e membro do conselho do EduLab21, do Instituto Ayrton Senna.

Rossieli Soares da Silva
Secretário estadual de Educação de SP. É advogado e possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Vitor Amorim
Secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e professor da Universidade Vila Velha.
Formado por cientistas de diversas áreas do conhecimento, os membros do conselho são responsáveis por conduzir pesquisas, contribuir com análises sobre inovação na educação, disseminar conhecimentos e aproximar a comunidade acadêmica de políticas públicas com base em evidências.

Daniel Santos
Professor de Economia da Universidade de São Paulo e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP.
Saiba mais

Filip de Fruyt
Professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social.
Saiba mais

Ricardo Primi
Professor de Psicologia da Universidade São Francisco e Pesquisador no Conselho Científico do eduLab21 no Instituto Ayrton Senna

Oliver P. John
Professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e pesquisador do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna.
Saiba mais

Tatiana Filgueiras
Vice Presidente de Educação, Inovação e Estratégia no Instituto Ayrton Senna.

Gerente executiva do Instituto Ayrton Senna

Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

Danielly Oliveira
Estagíaria do Instituto Ayrton Senna

Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

Gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

Analista do Instituto Ayrton Senna
Conheça mais nossos parceiros:
Cátedras
Saiba mais sobre os nossos centros de pesquisa em universidades:
Cátedra UNESCO
Promover e incentivar cursos, seminários, eventos científicos e atividades de pesquisa e disseminação de informações na área da educação de jovens e adultos. Inicio em 06/2003
Cátedra Universidade de Ghent
Produção de novos conhecimentos sobre o desenvolvimento e a avaliação de competências socioemocionais na juventude.
Inicio em 11/2015
Cátedra Insper
Pesquisas para desenvolvimento de políticas públicas na área de educação.
Inicio em 04/2015