fbpx

Confira Dúvidas e Respostas sobre o Provão Paulista

Fique atualizado e tire suas dúvidas conferindo às principais perguntas e respostas de especialistas sobre o tema.

6 MIN
18 set 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ao longo do mês de agosto, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto promoveu webinars com universidades, pesquisadores e especialistas sobre o Provão Paulista, novo exame que vai promover o ingresso de mais de 46 mil estudantes em universidades paulistas. Os encontros foram conduzidos por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra.

Durante as conversas, os espectadores enviaram diversas dúvidas sobre a prova, seu funcionamento e como os estudantes podem participar, que foram respondidas posteriormente pelos especialistas presentes nos webinars.

Confira as perguntas e respostas sobre o tema e aprenda mais sobre o Provão Paulista abaixo.

  1. Quais serão os critérios de participação dos alunos no Provão Paulista? A participação de alunos de escolas públicas do Ensino Médio será coordenada pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. As provas serão aplicadas a estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
  1. Somente o aluno que cursa o Ensino Médio em escola pública poderá participar do Provão Paulista? Sim, não será aplicado para alunos que cursam o Ensino Médio em escolas privadas.
  1. Qual seria o critério para participar do Provão Paulista? Será que os alunos da escola privada não começariam a mudar para a pública para participar da prova? A prova é dirigida a estudantes de escolas públicas de Ensino Médio exclusivamente. Caso os alunos cursem os 3 anos do Ensino Médio na rede pública poderão participar do provão paulista seriado. Em 2023, serão considerados os resultados dos alunos do terceiro ano que participarem do provão para o acesso ao ensino superior nas instituições públicas estaduais paulistas.
  1. Gostaria de saber se o aluno de terceiro ano pode fazer os vestibulares da USP, Unesp e Unicamp e o Provão Paulista ou fará apenas o Provão Paulista? É possível que o aluno faça tanto o Provão Paulista quanto os Vestibulares das Universidades e Fatecs e o Enem.
  1. Alunos de outros estados também poderão fazer a prova? Pode(m) explicar mais? No momento não há definição do Governo do Estado de São Paulo sobre o tema.
  1. A maior preocupação hoje é a segurança da prova! Será que vamos ter o suficiente? Como será assegurada? O Provão Paulista Seriado será realizado no âmbito do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, aplicado pela Fundação Vunesp que é uma fundação responsável pela organização de vestibulares e concursos públicos no Brasil desde 1979. As provas serão aplicadas nas escolas frequentadas pelos alunos.
  1. Com esse novo processo de ingresso nas universidades, a oferta de vagas para o ENEM muda? Sim. Por exemplo, no caso da USP, serão ofertadas 1.500 vagas de ingresso pelo Provão Paulista e 1.500 vagas pelo processo seletivo ENEM-USP. As vagas serão ofertadas em todos os cursos da Universidade, excetuando-se apenas aqueles para os quais há prova de competências específicas no concurso vestibular da Fuvest (Artes Visuais, Artes Cênicas e Música).
  1. Aprovação continuada não funcionou, tanto que o aluno que entra na universidade precisa de reforço de matérias. Há o risco de nivelar por baixo nossas universidades? Como evitar palanque político? De acordo com o representante da USP, a universidade não tem tal expectativa. Em relação as FATECs, há oferta de programas visando a otimização da formação de seus alunos e a excelência de seus cursos, com destaque para atividades curriculares de reforço e nivelamento visando a integração do aluno ingressante e aumentando as possibilidades de seu sucesso no andamento do curso.
  1. Como vai ser para participar do Provão Paulista? Onde será feita a inscrição? Os procedimentos de inscrição e execução das provas irão ser divulgados oportunamente pela VUNESP. De todo modo, haverá um sistema de inscrição para que os alunos façam inscrição e escolham cursos e Instituições de Ensino Superior em qual desejam ingressar.
  1. A intenção do Provão Paulista também é melhorar a qualidade do Ensino Médio público? O Provão Paulista tem como objetivo estimular a dedicação aos estudos dos alunos da rede pública e o interesse do aluno na graduação. Ao participar da avaliação seriada desde a 1ª série do Ensino Médio os estudantes serão incentivados a se dedicar mais intensamente a seus estudos.
  1. Os itinerários formativos serão avaliados? Inicialmente, não está prevista a avaliação dos itinerários formativos. De todo modo, é responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo analisar a necessidade de haver ou não avaliação dos itinerários.
  1. Como ficará o novo modelo do ensino técnico que o governo do Estado está preparando? Ele se desvinculará do Centro Paula Souza? A resposta poderá ser formulada pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Educação.
  1. Alunos da ETEC poderão participar? Sim.
  1. Como contemplar o conteúdo da base no 3º EM, sendo que a maioria é Itinerário formativo? Vamos poder usar essas aulas para poder dar aulas da Base? A resposta poderá ser formulada pela Secretaria da Educação. As provas seguirão o currículo paulista e as matrizes do Saresp.
  1. Questões de múltipla escolha é a melhor forma? A VUNESP apenas acata o Termo de Referência, então não tem poder de decisão sobre as questões de múltipla escolha. As questões serão de múltipla escolha e a redação é obrigatória.
  1. Quais são os possíveis benefícios e desvantagens de utilizar resultados de provas padronizadas como o Provão para determinar o acesso ao ensino superior? Entre as vantagens do provão paulista, é de que ele está de acordo com o currículo paulista e as matrizes do Saresp; os alunos podem fazer a prova na escola sem precisar se deslocar. Porém, entre as desvantagens, é de que esse modelo de avaliação pode induzir ao treino, simulados como acontece hoje com o Enem.

Webinars

Os webinars sobre o Provão Paulista aconteceram nos dias 02 e 23 de agosto e reuniram especialistas de universidades da USP, UNICAMP, UNESP, VUNESP, Centro Paula Souza e Fatecs. Para rever os encontros e saber mais do que rolou, clique abaixo:

Webinar 1 – 02/08, com a participação de Renato Dias, coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP), Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação da USP, entre outros.

Webinar 2 – 23/08, com a participação de Nivaldo Hespanhol, Direto Presidente da Fundação Vunesp e Marcos Garcia Neira, Pró-Reitor Adjunto da Graduação da Universidade de São Paulo, entre outros.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde