fbpx

Parte II do Diagnóstico da Educação é destaque no Bom Dia Brasil

2 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Novos conteúdos trazem um levantamento bastante completo sobre os recursos humanos e infraestrutura das escolas brasileiras e mostram como a transição demográfica pode ser uma janela de oportunidade para melhorar a educação no país.

Nascem menos bebês no Brasil e, a longo prazo, teremos queda no número de crianças e adolescentes no país. Essa mudança demográfica também vai impactar as escolas e pode representar uma janela de oportunidade para melhorar a qualidade da educação brasileira. Para aproveitá-la, gestores educacionais precisam tomar decisões estratégicas que, se iluminadas por evidências, aumentam as chances de serem mais eficazes no enfrentamento das principais desafios educacionais.

Para auxiliar gestores educacionais de todo o país, o Instituto Ayrton Senna elaborou o Diagnóstico da Educação que, nessa semana, ganhou novos conteúdos. As evidências foram organizadas por Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, e sua equipe, a partir das informações geradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto na parte I do Diagnóstico da Educação foram analisados dados referentes aos componentes básicos do direito à educação – acesso, progresso e aprendizado dos alunos –, na parte II, Paes de Barros centrou a atenção em dois fatores fundamentais para o sucesso da educação: os professores e a infraestrutura das escolas.

Esse conjunto de evidências serviram de base para a série especial de reportagens “O futuro da educação”, produzida pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo. O jornalista Alan Severiano conversou com Paes de Barros e visitou escolas pelo Brasil para entender como prefeitos e governadores devem se preparar para um cenário de redução de matrículas nas redes públicas.

Para assistir ao primeiro episódio da série de reportagens, clique aqui.

O conteúdo completo do Diagnóstico da Educação está no ar no site do Instituto Ayrton Senna. Estão disponíveis diversos vídeos em que Paes de Barros esmiúça os critérios utilizados nos levantamentos e apresenta chaves de leitura dos milhares dos gráficos preparados. Há ainda um material exclusivo para cada estado brasileiro, que permite uma análise regional dos desafios educacionais.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde