fbpx

Parte II do Diagnóstico da Educação é destaque no Bom Dia Brasil

2 MIN
8 set 2020

Novos conteúdos trazem um levantamento bastante completo sobre os recursos humanos e infraestrutura das escolas brasileiras e mostram como a transição demográfica pode ser uma janela de oportunidade para melhorar a educação no país.

Nascem menos bebês no Brasil e, a longo prazo, teremos queda no número de crianças e adolescentes no país. Essa mudança demográfica também vai impactar as escolas e pode representar uma janela de oportunidade para melhorar a qualidade da educação brasileira. Para aproveitá-la, gestores educacionais precisam tomar decisões estratégicas que, se iluminadas por evidências, aumentam as chances de serem mais eficazes no enfrentamento das principais desafios educacionais.

Para auxiliar gestores educacionais de todo o país, o Instituto Ayrton Senna elaborou o Diagnóstico da Educação que, nessa semana, ganhou novos conteúdos. As evidências foram organizadas por Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, e sua equipe, a partir das informações geradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto na parte I do Diagnóstico da Educação foram analisados dados referentes aos componentes básicos do direito à educação – acesso, progresso e aprendizado dos alunos –, na parte II, Paes de Barros centrou a atenção em dois fatores fundamentais para o sucesso da educação: os professores e a infraestrutura das escolas.

Esse conjunto de evidências serviram de base para a série especial de reportagens “O futuro da educação”, produzida pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo. O jornalista Alan Severiano conversou com Paes de Barros e visitou escolas pelo Brasil para entender como prefeitos e governadores devem se preparar para um cenário de redução de matrículas nas redes públicas.

Para assistir ao primeiro episódio da série de reportagens, clique aqui.

O conteúdo completo do Diagnóstico da Educação está no ar no site do Instituto Ayrton Senna. Estão disponíveis diversos vídeos em que Paes de Barros esmiúça os critérios utilizados nos levantamentos e apresenta chaves de leitura dos milhares dos gráficos preparados. Há ainda um material exclusivo para cada estado brasileiro, que permite uma análise regional dos desafios educacionais.