A motivação para aprender é um importante fator para o engajamento escolar dos estudantes. Os estudos e produções científicas do eduLab21 no tema têm como objetivo:
- Identificar evidências científicas sobre o processo da motivação para a aprendizagem;
- Estudar o modelo CAMML, desenvolvido pelo psicólogo e PhD Kevin McGrew, investigando de que modo as evidências empíricas suportam cada elemento e a integração entre eles;
- Revisar a literatura a respeito do conceito Motivação e sua relação com variáveis de contexto escolar (evasão, clima escolar, etc);
- Aprofundar a verificação sobre como as competências motivacionais intrínsecas ou extrínsecas empregadas pelos estudantes no contexto escolar estão relacionadas ao desempenho acadêmico;
- Verificar possíveis efeitos de variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico sobre as correlações entre motivação e desempenho escolar.
Instrumentos de avaliação desenvolvidos
Avaliação de orientações motivacionais, crenças, interesses e aprendizagem autorregulada, entre outros.
Pesquisas e Estudos
Pesquisas publicadas pelos pesquisadores selecionados em uma chamada de propostas da Rede CpE e Instituto Ayrton Senna:
Chiappetta-Santana, L. H. B., Jesuino, A. D. S. A., & Lima-Costa, A. R. (2022). Learning Motivation, Socioemotional Skills and School Achievement in Elementary School Students. Paidéia, 32.
Boruchovitch, E., Bzuneck, J.A., Góes, N.M., Rufini, S.E., Pellisson, S., & Franciscão, D.S. (2023). Crenças e concepções de professores sobre variáveis motivacionais e autorregulatórias: o impacto de um curso no contexto da. Revista Práxis, 15(29).
Whitepapers
2021
Motivação para Aprender: As Atuais Contribuições da Ciência
Instituto Ayrton Senna
2020
Modelo de Motivação para Aprender (MACM) e Modelo de Aprendizagem Cognitiva Afetiva Motivacional
(CAMML) Dr. Kevin S. McGrew