Entre março de 2015 e início de 2022, a Cátedra Insper teve como principal objetivo fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de políticas públicas na área de educação. Os temas abordados mostram a relação da educação com variáveis como desenvolvimento socioemocional e juventude, mercado de trabalho e política social, desigualdade e pobreza.
Ricardo Paes de Barros, Ph.D. em Economia pela Chicago University, foi o professor titular da Cátedra que, em 2022, passou a ser uma parceria em novo modelo, focado em pesquisas específicas voltadas ao desenvolvimento profissional dos educadores.
Insper e eduLab21
Além da produção de estudos, a Cátedra contou com aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no Brasil e no mundo. Também incluiu atividades para buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.
Por meio da Cátedra no Insper, o Instituto Ayrton Senna buscou estimular o diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca de qualificação de iniciativas educacionais.
Conheça nossas produções:
2019
- Prisma da Educação
- Diagnóstico da Educação | Brasil e Estados
- Componentes básicos da gestão com base em evidências
2018
- Anotações para Reflexão sobre as Competências Gerais a serem incluídas no currículo do Estado do Espírito Santo
- Conjecturas sobre as Competências Socioemocionais que o Professor precisa ter para ser Eficaz em Alfabetizar alunos em Processo Tardio de Alfabetização
2017
- Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos
- Que Competências Socioemocionais um Professor precisa ter para ser Eficaz em promover o Desenvolvimento e o Aprendizado de seus Alunos?
2016
- Escada da Evidência – Evidência: o que é, para que serve e como ir da que temos para a que queremos?
- INAF: Estudo especial sobre analfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira
- Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens