Seminário “Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral”
O Instituto Ayrton Senna realizou, em 28 de maio, o seminário “Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral”, em São Paulo. O evento gratuito teve como foco discutir caminhos para garantir alfabetizaçãoe leiturade qualidade a todas as crianças brasileiras. Contou com recursos de acessibilidade e inclusão, apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Guaraná Antarctica e daStart by Alura, via Lei de Incentivo à Cultura. O seminário também teve parcerias com o CIEE, a Unescoe a Companhia das Letras.
Com mais de 8 mil inscritos, o seminário evidenciou a importância da educação no Brasil. Estiveram presentes secretários de Educação, pesquisadores, representantes de organizações sociais e autoridades públicas. A programação incluiu intervenções culturais, promovendo reflexões sobre o papel fundamental da alfabetização na construção de um país mais justo. A diversidade de participantes e atividades deu força ao movimento por uma educação de qualidade.
A programação do evento foi organizada em quatro painéis. O primeiro abordou “Políticas de Alfabetização hoje no Brasil”, com uma visão ampla do cenário atual. O segundo discutiu “Elementos que Contribuem para uma Alfabetização Plena”, como leitura, matemática, competências socioemocionais e práticas bem-sucedidas. O terceiro, “Avaliação da Alfabetização”, tratou de instrumentos, dados e fluência leitora. O último painel, “Formação de Professores”, trouxe reflexões sobre práticas e estratégias para formar educadores leitores.
O seminário reforçou o compromisso do Instituto Ayrton Senna com uma alfabetização que promova equidade e transforme vidas. “As crianças são como pilotos, que nascem com um potencial, mas que precisam de um carro potente para chegar em primeiro lugar. Essa é a missão do Instituto Ayrton Senna. Com o apoio das secretarias de educação e das escolas, formulamos soluções de aprendizagem por meio de políticas públicas. Apenas com esse trabalho conjunto poderemos ajudar as crianças a cruzarem suas próprias linhas de chegada”, afirmou Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto.
e-book sobre Alfabetização
O e-book “Alfabetizar: das definições às boas práticas”já está disponível para acesso em nosso site!
O material foi produzido por diversos especialistas em Alfabetização do Instituto Ayrton Senna e convidados para oferecer uma visão abrangente e atualizada sobre a alfabetização no Brasil, abordando sua importância para o desenvolvimento social e individual e compartilhando práticas inspiracionais de educadoras de diversas regiões do país.
O seminário abordou temas fundamentais como alfabetização, recomposição da aprendizagem, formação de leitores, formação de professores, avaliação e gestão de dados, além das contribuições da neurociência para fortalecer a alfabetização e o incentivo à leitura desde os primeiros anos escolares.
Milhões de estudantes brasileiros avançam nas etapas de ensino sem conseguir ler, escrever ou realizar operações matemáticas básicas. Garantir que todos os estudantes aprendam com qualidade desde os primeiros anos escolares é fundamental para romper ciclos de desigualdade e construir um país mais justo e com oportunidades para todos.
44% das crianças não são alfabetizadas na idade certa - (MEC – Indicador Criança Alfabetizada, 2023. Rede pública)
68% dos jovens que concluem o Ensino Médio não têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, e 95% em Matemática (MEC/Inep – Saeb, 2023. Rede pública)
3 a cada 10 brasileiros não dominam plenamente a leitura e a escrita - (Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 2024)
Conheça os Painelistas
O seminário reuniu especialistas, pesquisadores, gestores educacionais e o público em geral para compartilhar pesquisas, promover debates e apresentar experiências.
Ana Zuanazzi
Gerente de Pesquisa no Instituto Ayrton Senna, nos temas avaliação psicológica, inteligência emocional e competências socioemocionais. Doutora em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (2019).
Beatriz Cardoso
Fundadora e presidente do Laboratório de Educação, vencedor do 2024 Jacobs Foundation Best Practice Prize winner, onde divide a coordenação geral dos projetos. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, atua na área desde 1978.
Cíntia Azone
Doutora e Pós-Doutora em Ciências Médicas (UNICAMP). Líder do grupo de pesquisa CNPq LEIA - Linguagem Escrita, interdisciplinaridade e Aprendizagem. Pesquisadora associada da CpE - Rede Nacional de Ciência para Educação.
Ernesto Faria
Diretor executivo e fundador do Iede. Especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra. Em 2012, foi um dos cocriadores do QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país.
Fátima Gavioli
Secretária de Estado da Educação de Goiás. Formada em Letras, já ocupou cargos de docência e de gestão na rede de ensino de Rondônia. Experiência como Presidente do Conselho Fiscal e Membro do Fórum Nacional de Educação do Consed.
Helder Guastti
Professor Eleito Educador do Ano pelo Prêmio Educador Nota 10 (2024) e Top 50 do Global Teacher Prize (2025). Produz conteúdo sobre leituras, livros e infâncias em suas redes sociais. Mediador de leitura no “Espaço de Leitura – Confabulando".
Inês Kisil Miskalo
Diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna desde 1999. Formada em História e Pedagogia, já ocupou cargos de docência, de gestão de escola e de rede de ensino na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo.
João Paulo Mendes
Coordenador-geral de Alfabetização da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI) do Ministério da Educação. Mestre em Administração Pública pela FGV e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA.
Josiane Toledo
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com período sanduíche na Université Paris-Nord – Paris 13. É Supervisora de Correção de Instrumentos de Avaliação no CAEd/UFJF.
Juliana Rohsner
Secretária de Educação de Vitória (ES). Mestra em Ensino de Humanidades do IFES. Possui especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Vencedora Educador Nota 10 e Mulheres do Amanhã (2019).
Junior Mar
Secretário Municipal de Educação de Manaus. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2016). Tem 20 anos de experiência como professor na Educação Básica e no Ensino Superior.
Katia Smole
Diretora-executiva do Instituto Reúna. É conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi secretária de Educação Básica no Governo Federal, em 2018, e conselheira nacional de Educação.
Lia Sousa
Coordenadora Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC/SEDUC-PI). Atua como Consultora Jurídica e Educacional, além de Tutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos cursos do Marco Legal da Primeira Infância.
Lina Kátia
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Diretora Executiva da Fundação CAEd, Vice-diretora da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional; membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
Márcia Bernardes
Coordenadora estadual do Programa de Alfabetização do Estado de SP. Formada em Letras e Pedagogia, foi presidente da Undime São Paulo (2021-2024), e Dirigente Municipal de Educação (2013-2022) na região metropolitana de São Paulo.
Maria Helena Castro
Socióloga, mestre em Ciência Política pela Unicamp e professora aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. É titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional e presidente da Abave.
Mychely Teles
Secretária Municipal de Educação de Licínio de Almeida (BA) e Formadora de Programas Pedagógicos do Instituto Ayrton Senna. Especialista em psicopedagogia e Professora Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Desarrollo Sustentable.
Patricia Auerbach
Autora, ilustradora e formadora de professores. Tem especialização em Lit. Infantil e Juvenil pela Univ. Autónoma de Barcelona e mestrado em Desenvolvimento Humano e Educação com foco em linguagem e letramento pela Universidade de Harvard.
Renato Feder
Secretário de Educação de São Paulo. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já atuou na Seduc-SP entre 2017 e 2018, quando foi assessor especial da pasta.
Roberta Biondi
Conselheira e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social (LEPES) da FEARP-USP. Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV, mestre e graduada em economia pela Universidade de São Paulo.
Roni Miranda
Secretário de Educação do Paraná. É formado em História, com pós-graduação em Geografia e História do Paraná. Atuou como diretor de Educação da Seed-PR, comandando as políticas públicas educacionais do Estado.
Washington Bandeira
Secretário de Estado da Educação do Piauí. Professor e Advogado. Ex-Juiz e Ex-Vice-Presidente do Consed. Mestre em Direito pelo IDP e Pós-graduado em Direito pela PUC-SP. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).
Pronto para acelerar a transformação?
Se você acredita no poder da educação e quer ver cada estudante cruzando sua própria linha de chegada, esse é o seu lugar. O Instituto Ayrton Senna disponibiliza diversos materiais para te apoiar nessa jornada.
O Ministério da Cultura apresenta o projeto Alfabetização Integral em Apoio ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o qual é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Guaraná Antarctica e Start by Alura, e à realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.