Seminário “Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral”

O Instituto Ayrton Senna realizou, em 28 de maio, o seminário “Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral”, em São Paulo. O evento gratuito teve como foco discutir caminhos para garantir alfabetização e leitura de qualidade a todas as crianças brasileiras. Contou com recursos de acessibilidade e inclusão, apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Guaraná Antarctica e da Start by Alura, via Lei de Incentivo à Cultura. O seminário também teve parcerias com o CIEE, a Unesco e a Companhia das Letras.

Com mais de 8 mil inscritos, o seminário evidenciou a importância da educação no Brasil. Estiveram presentes secretários de Educação, pesquisadores, representantes de organizações sociais e autoridades públicas. A programação incluiu intervenções culturais, promovendo reflexões sobre o papel fundamental da alfabetização na construção de um país mais justo. A diversidade de participantes e atividades deu força ao movimento por uma educação de qualidade.

 

A programação do evento foi organizada em quatro painéis. O primeiro abordou “Políticas de Alfabetização hoje no Brasil”, com uma visão ampla do cenário atual. O segundo discutiu “Elementos que Contribuem para uma Alfabetização Plena”, como leitura, matemática, competências socioemocionais e práticas bem-sucedidas. O terceiro, “Avaliação da Alfabetização”, tratou de instrumentos, dados e fluência leitora. O último painel, “Formação de Professores”, trouxe reflexões sobre práticas e estratégias para formar educadores leitores.

O seminário reforçou o compromisso do Instituto Ayrton Senna com uma alfabetização que promova equidade e transforme vidas. “As crianças são como pilotos, que nascem com um potencial, mas que precisam de um carro potente para chegar em primeiro lugar. Essa é a missão do Instituto Ayrton Senna. Com o apoio das secretarias de educação e das escolas, formulamos soluções de aprendizagem por meio de políticas públicas. Apenas com esse trabalho conjunto poderemos ajudar as crianças a cruzarem suas próprias linhas de chegada”, afirmou Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto.

e-book sobre Alfabetização

O e-book “Alfabetizar: das definições às boas práticas” já está disponível para acesso em nosso site!

O material foi produzido por diversos especialistas em Alfabetização do Instituto Ayrton Senna e convidados para oferecer uma visão abrangente e atualizada sobre a alfabetização no Brasil, abordando sua importância para o desenvolvimento social e individual e compartilhando práticas inspiracionais de educadoras de diversas regiões do país.

Uma jovem de camisa vermelha sorri enquanto segura pastas amarelas sobre um fundo escuro, personificando o espírito de aprendizado do Seminário Alfabetização 360º.

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O seminário abordou temas fundamentais como alfabetização, recomposição da aprendizagem, formação de leitores, formação de professores, avaliação e gestão de dados, além das contribuições da neurociência para fortalecer a alfabetização e o incentivo à leitura desde os primeiros anos escolares.

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Seis painelistas sentados no palco discutindo políticas de alfabetização no Brasil no Seminário Alfabetização 360º, com a marca do evento visível ao fundo.
Seis painelistas sentados no palco discutindo políticas de alfabetização no Brasil no Seminário Alfabetização 360º, com a marca do evento visível ao fundo.
Uma criança vestida de vermelho, lembrando a alegria de uma Nova Campanha, sorri enquanto segura uma pilha de livros acima da cabeça, contra um fundo escuro.

Alfabetização no Brasil

Milhões de estudantes brasileiros avançam nas etapas de ensino sem conseguir ler, escrever ou realizar operações matemáticas básicas. Garantir que todos os estudantes aprendam com qualidade desde os primeiros anos escolares é fundamental para romper ciclos de desigualdade e construir um país mais justo e com oportunidades para todos.

  • Ícone de uma pessoa sentada atrás de uma mesa, simbolizando dedicação e organização, assim como a Doação iFood apoia diversas causas beneficentes com precisão e coração.
    44% das crianças não são alfabetizadas na idade certa - (MEC – Indicador Criança Alfabetizada, 2023. Rede pública)
  • 68% dos jovens que concluem o Ensino Médio não têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, e 95% em Matemática (MEC/Inep – Saeb, 2023. Rede pública)
  • Um mapa do Brasil com uma seta amarela proeminente indicando a direção.
    3 a cada 10 brasileiros não dominam plenamente a leitura e a escrita - (Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 2024)

Conheça os
Painelistas

O seminário reuniu especialistas, pesquisadores, gestores educacionais e o público em geral para compartilhar pesquisas, promover debates e apresentar experiências.

Mulher de cabelos longos sorri enquanto segura um capacete de corrida amarelo, em frente a anúncios de carros e moda, capturando um momento que parece um vibrante Rascunho automático.

Ana Zuanazzi

Gerente de Pesquisa no Instituto Ayrton Senna, nos temas avaliação psicológica, inteligência emocional e competências socioemocionais. Doutora em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (2019).
Uma mulher de meia-idade, com cabelos castanhos curtos, vestindo uma blusa azul-petróleo e um colar prateado, sorrindo diante de um fundo claro, parece ter sido capturada em um Rascunho automático.

Beatriz Cardoso

Fundadora e presidente do Laboratório de Educação, vencedor do 2024 Jacobs Foundation Best Practice Prize winner, onde divide a coordenação geral dos projetos. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, atua na área desde 1978.
Cíntia Azone, uma mulher com longos cabelos castanhos, vestindo um top verde, sorri para a câmera contra um fundo cinza claro.

Cíntia Azone

Doutora e Pós-Doutora em Ciências Médicas (UNICAMP). Líder do grupo de pesquisa CNPq LEIA - Linguagem Escrita, interdisciplinaridade e Aprendizagem. Pesquisadora associada da CpE - Rede Nacional de Ciência para Educação.
Um homem com barba curta e cabelos escuros, vestindo uma camisa branca de botões, está em frente a um muro de pedra com os braços cruzados, sorrindo para a câmera como se estivesse posando para um Rascunho automático.

Ernesto Faria

Diretor executivo e fundador do Iede. Especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e doutorando em Educação na Universidade de Coimbra. Em 2012, foi um dos cocriadores do QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país.
Uma mulher com cabelos castanhos na altura dos ombros e uma gargantilha brilhante, vestindo uma blusa preta, senta-se e sorri para a câmera contra um fundo de madeira, como se tivesse sido capturada em um Rascunho automático.

Fátima Gavioli

Secretária de Estado da Educação de Goiás. Formada em Letras, já ocupou cargos de docência e de gestão na rede de ensino de Rondônia. Experiência como Presidente do Conselho Fiscal e Membro do Fórum Nacional de Educação do Consed.
Um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa escura, sorri em pé em frente a um fundo branco e azul com o texto "Rascunho automático" parcialmente visível.

Helder Guastti

Professor Eleito Educador do Ano pelo Prêmio Educador Nota 10 (2024) e Top 50 do Global Teacher Prize (2025). Produz conteúdo sobre leituras, livros e infâncias em suas redes sociais. Mediador de leitura no “Espaço de Leitura – Confabulando".
Uma mulher mais velha, com cabelos grisalhos curtos e óculos, sorri para a câmera, vestindo uma blusa colorida, capturada em um momento espontâneo que parece um rascunho automático de alegria cotidiana.

Inês Kisil Miskalo

Diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna desde 1999. Formada em História e Pedagogia, já ocupou cargos de docência, de gestão de escola e de rede de ensino na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo.
Uma pessoa de óculos e barba, vestindo um suéter preto, sorri enquanto está sentada em um ambiente interno com plantas e estruturas metálicas ao fundo, capturada em um estilo casual de Rascunho automático.

João Paulo Mendes

Coordenador-geral de Alfabetização da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI) do Ministério da Educação. Mestre em Administração Pública pela FGV e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA.
Uma mulher de cabelos brancos cacheados, usando uma blusa estampada e um colar de contas, está ao ar livre e sorri para a câmera, capturada em um momento de charme Rascunho automático.

Josiane Toledo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com período sanduíche na Université Paris-Nord – Paris 13. É Supervisora de Correção de Instrumentos de Avaliação no CAEd/UFJF.
Uma mulher segurando um microfone fala em frente a uma tela que exibe a palavra "AUTISMO", texto adicional, gráficos e a frase "Rascunho automático".

Juliana Rohsner

Secretária de Educação de Vitória (ES). Mestra em Ensino de Humanidades do IFES. Possui especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Vencedora Educador Nota 10 e Mulheres do Amanhã (2019).
Um homem com cabelo escuro curto e barba está sorrindo, vestindo uma camisa azul marinho de botões, em pé em frente a uma porta de madeira, capturado em um momento casual de rascunho automático.

Junior Mar

Secretário Municipal de Educação de Manaus. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2016). Tem 20 anos de experiência como professor na Educação Básica e no Ensino Superior.
Uma mulher de cabelos castanhos curtos, óculos e blusa roxa sorri para a câmera contra um fundo claro e simples. Ela usa colares e brincos de contas, dando ao retrato um toque charmoso de Rascunho Automático.

Katia Smole

Diretora-executiva do Instituto Reúna. É conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi secretária de Educação Básica no Governo Federal, em 2018, e conselheira nacional de Educação.
Uma pessoa com longos cabelos escuros, vestindo um blazer branco, está de braços cruzados em frente a uma estante cheia de livros, como se estivesse fazendo uma pausa em seu Rascunho automático ou processo de desenho criativo.

Lia Sousa

Coordenadora Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC/SEDUC-PI). Atua como Consultora Jurídica e Educacional, além de Tutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos cursos do Marco Legal da Primeira Infância.
Uma mulher de meia-idade com cabelos castanhos curtos sorri para a câmera, vestindo uma blusa verde e brincos de pérola, em frente a um fundo claro com texto parcialmente amarelo e "Rascunho automático".

Lina Kátia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Diretora Executiva da Fundação CAEd, Vice-diretora da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional; membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
Uma mulher de cabelos loiros sorri para a câmera, vestindo uma camisa preta, colar de pérolas e brincos de pérolas, em pé contra um fundo branco liso, segurando um rascunho automático.

Márcia Bernardes

Coordenadora estadual do Programa de Alfabetização do Estado de SP. Formada em Letras e Pedagogia, foi presidente da Undime São Paulo (2021-2024), e Dirigente Municipal de Educação (2013-2022) na região metropolitana de São Paulo.
Uma mulher com cabelos castanhos na altura dos ombros, vestindo uma blusa branca, brincos de pérola e um colar, está sentada em uma cadeira de escritório, olhando para a câmera e sorrindo levemente, como se tivesse sido capturada durante um momento Rascunho automático.

Maria Helena Castro

Socióloga, mestre em Ciência Política pela Unicamp e professora aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. É titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional e presidente da Abave.
Uma mulher com longos cabelos escuros segura um microfone e fala, em pé, diante de um fundo vermelho com texto parcialmente visível e a frase "Rascunho automático" sutilmente exibida.

Mychely Teles

Secretária Municipal de Educação de Licínio de Almeida (BA) e Formadora de Programas Pedagógicos do Instituto Ayrton Senna. Especialista em psicopedagogia e Professora Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Desarrollo Sustentable.
Mulher com longos cabelos castanhos, vestindo uma blusa azul, sentada em um ambiente fechado, sorrindo para a câmera, com estantes de livros e um violão ao fundo — uma cena convidativa que captura um momento de rascunho automático.

Patricia Auerbach

Autora, ilustradora e formadora de professores. Tem especialização em Lit. Infantil e Juvenil pela Univ. Autónoma de Barcelona e mestrado em Desenvolvimento Humano e Educação com foco em linguagem e letramento pela Universidade de Harvard.
Um homem de terno escuro sorri enquanto está de braços cruzados em frente a um fundo bege com texto parcial, bandeiras e as palavras "Rascunho automático".

Renato Feder

Secretário de Educação de São Paulo. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já atuou na Seduc-SP entre 2017 e 2018, quando foi assessor especial da pasta.
Mulher de cabelos loiros e óculos, vestindo uma camiseta preta, sorrindo com os braços cruzados sobre um fundo branco liso, como se estivesse posando para um Rascunho automática.

Roberta Biondi

Conselheira e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social (LEPES) da FEARP-USP. Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV, mestre e graduada em economia pela Universidade de São Paulo.
Um homem com barba e cabelo curto, vestindo um blazer azul e uma camisa branca, está em pé em frente a uma parede com fotos emolduradas, capturadas em um momento espontâneo que parece um rascunho automático.

Roni Miranda

Secretário de Educação do Paraná. É formado em História, com pós-graduação em Geografia e História do Paraná. Atuou como diretor de Educação da Seed-PR, comandando as políticas públicas educacionais do Estado.
Um homem com cabelo escuro curto e barba, vestindo uma camisa branca, está ao ar livre em frente a uma árvore, sorrindo para a câmera como se estivesse posando para um rascunho automático.

Washington Bandeira

Secretário de Estado da Educação do Piauí. Professor e Advogado. Ex-Juiz e Ex-Vice-Presidente do Consed. Mestre em Direito pelo IDP e Pós-graduado em Direito pela PUC-SP. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

 Pronto para acelerar a transformação?

Se você acredita no poder da educação e quer ver cada estudante cruzando sua própria linha de chegada, esse é o seu lugar. O Instituto Ayrton Senna disponibiliza diversos materiais para te apoiar nessa jornada.

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Criança sorridente, vestida de vermelho, levanta um braço e segura um livro amarelo sobre um fundo escuro, capturando a emoção da Nova Campanha.
Criança sorridente, vestida de vermelho, levanta um braço e segura um livro amarelo sobre um fundo escuro, capturando a emoção da Nova Campanha.
O Ministério da Cultura apresenta o projeto Alfabetização Integral em Apoio ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o qual é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Guaraná Antarctica e Start by Alura, e à realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
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