No dia 27/03, o município de Jaboatão dos Guararapes (PE) celebrou nova parceria com o Instituto Ayrton Senna, com foco na melhoria da educação pública local. A iniciativa tem como objetivo a implementação de projetos direcionados à alfabetização, gestão escolar, combate ao atraso escolar e melhoria da aprendizagem. Em evento que reuniu autoridades e educadores, foi anunciado o início do trabalho conjunto, que focará na alfabetização, melhoria da aprendizagem, combate ao atraso escolar e gestão educacional. Entre os presentes na solenidade estavam Mano Medeiros, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mônica Andrade, Secretária de Educação, e Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna.

Da esquerda para direita, Mônica Andrade, Secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes e Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.
A parceria tem como objetivo garantir que mais crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, em consonância com o compromisso do Instituto Ayrton Senna de colaborar com governos e secretarias de educação na transformação da realidade educacional de milhares de estudantes em todo o Brasil. A iniciativa vai chegar a toda a rede de ensino, chegando a 45.000 estudantes e 108 escolas até o final de 2025.
Mano Medeiros, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, destaca o papel do Instituto como referência para uma educação de excelência.
“Fico muito feliz pelo que estamos fazendo pela educação, tendo parceiros como o Instituto Ayrton Senna para apoiar nossos alunos e gestores. O desafio é grande, mas vamos abraçar esse projeto para mudar a realidade do nosso município”. A secretária de educação, Mônica Andrade, afirma que a parceria será importante para melhoria do aprendizado e nas avaliações da educação municipal. “Estamos aqui sempre querendo melhorar nossas condições de ensino aprendizagem. Eu já conhecia o Instituto, os programas Se Liga e Acelera Brasil, e esses novos projetos que estão chegando serão muito importantes para nossas crianças”.
O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, explica que
“é essencial que o poder executivo esteja apoiando a parceria, estando junto, isso faz toda a diferença para o município avançar. Acreditamos numa educação que transforma e da potência pra que esses jovens se desenvolvam”.

Na imagem, junto com Ewerton Fulini e Mônica Andrade, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.
Dentre os seus principais objetivos, destacam-se:
- Ampliar as oportunidades de desenvolvimento pleno, alfabetização e leitura de qualidade para crianças e jovens
- Fortalecer a formação e desenvolvimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores
- Disponibilizar materiais de literatura para alunos com defasagem de idade ou aprendizagem
- Orientar as equipes para que a literatura seja disponibilizada em sala de aula
- Disponibilizar para os educadores modelos de projetos que tenham a arte como apoio para o ensino e a aprendizagem
- Despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o senso crítico pela leitura e pelo audiovisual
Iniciativa fortalece histórico de parceria
O município de Jaboatão dos Guararapes já havia firmado uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para a implementação de programas voltados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e combate ao atraso escolar. Estes programas são voltados para alunos que, devido a diferentes situações, não conseguiram alcançar os marcos de aprendizagem esperados na idade certa. As iniciativas, portanto, têm como objetivo possibilitar que avancem para o próximo ano letivo, mesmo que inicialmente estejam atrasados.
A retomada da parceria reafirma a importância da colaboração entre toda a sociedade para promover a equidade e a qualidade na educação. Este projeto traz novas perspectivas para o futuro educacional de Jaboatão dos Guararapes, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e jovens, garantindo-lhes melhores oportunidades de aprendizado e crescimento.
“A parceria com Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Educação, reafirma um compromisso com a qualidade da educação pública. A parceria com a Lei Rouanet e a capacitação em gestão para nossos diretores de escola são passos essenciais para garantir que continuemos avançando e expandindo os resultados positivos em toda a rede de ensino”, afirma Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.