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Instituto promove formações online para apoiar educadores em meio à quarentena

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8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

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Encontros formativos tiveram competências socioemocionais como tema

Desde meados de março, escolas e redes de ensino de todo o país estão com suas aulas suspensas ou realizadas à distância devido à pandemia do novo coronavirus. Para educadores, estudantes e famílias, este novo cenário tem trazidos desafios como as atividades escolares em casa, o acesso a um grande volume de informações e oportunidades para colocar competências socioemocionais, como a responsabilidade, tolerância ao estresse e resiliência emocional, cada vez mais em prática.

Para apoiar a sociedade e comunidade escolar a enfrentar este período de forma criativa, responsável e empática, o Instituto Ayrton Senna vem atuado em diversas frentes, compartilhando conhecimentos construídos ao longo de 25 anos de atuação. Além da criação de um espaço em seu site sobre Competências Socioemocionais em Tempos de Crise, a organização tem promovido e apoiado formações online sobre o tema com profissionais de educação de territórios parceiros.

Com o objetivo de seguir com o processo formativo continuado dos profissionais e promover a interação entre eles, os encontros digitais acontecem periodicamente e contam com a participação de professores, gestores escolares e profissionais das coordenadorias regionais e Secretarias de Educação. O trabalho tem como foco o debate sobre o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais neste período, criando um movimento estruturado para manter o vínculo entre os profissionais de educação e abrindo espaço para a troca de experiências. Nos encontros online também estão sendo discutidos o acolhimento dos alunos na volta às aulas e a retomada de atividades escolares após o isolamento social.

As formações online têm acontecido em diversas redes onde há iniciativas do Instituto Ayrton Senna, como Ceará, Mato Grosso do Sul, Fortaleza (CE), Sobral (CE) e Teresina (PI), entre outras. Saiba mais sobre os encontros digitais em cada território:

Ceará

No estado nordestino é desenvolvido o Diálogos Socioemocionais, que busca trazer um debate e avaliação formativa sobre as competências socioemocionais para o âmbito escolar. Com aulas suspensas até dia 30 de abril, cada escola tem proposto atividades aos estudantes de acordo com a sua realidade e recursos tecnológicos disponíveis. Nos dias 07/04 e 16/04, o Instituto elaborou o processo formativo e apoiou a Secretaria de Educação do Estado em realização de webinar sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais e sua integração à formação cidadã e projeto de vida dos estudantes. As formações contaram com a participação de cerca de 40 de coordenadores regionais do Programa Professor Diretor de Turma, que atuam na formação de equipes escolares e regionais.

 

Fortaleza (CE)

Com aulas e formações presenciais suspensas, os encontros formativos digitais foram dirigidos para profissionais de educação da Secretaria Municipal de Educação. No decorrer de 3 encontros, a formação para formadores envolveu cerca de 60 profissionais, que fizeram um resgate da proposta do Diálogos Socioemocionais, incluindo a perspectiva de educação integral e o desenvolvimento de competências. Foi também abordada uma visão aprofundada sobre avaliação formativa e foram exploradas atividades para estudantes do Ensino Fundamental I.

 

Sobral (CE)

Também desenvolvendo o Diálogos Socioemocionais, participaram da formação online 148 profissionais de educação do município, entre eles coordenadores pedagógicos, diretores escolares, formadores e orientadores educacionais. Com o tema ‘As competências socieomocionais para os contextos de crise’, educadores puderam explorar atividades a serem desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental I.

A formação cumpriu com o planejamento já previsto para o ano e trabalhou as atividades pedagógicas considerando o contexto do isolamento social e valorização do ambiente familiar. Foram realizadas dinâmicas para que os educadores pudessem compreender como a mesma atividade pedagógica foi adaptada considerando o contexto do novo coronavirus.

Mato Grosso do Sul

Com a participação de 67 educadores, os webinars oferecidos para os profissionais da Secretaria de Educação do Estado ocorrem semanalmente e dão continuidade às formações do Diálogos Socioemocionais, desenvolvido no território desde 2019. De acordo com a rede de ensino, as ações apresentam um norte e um caminho sólido, valorizando os educadores e demonstrando a relevância e a necessidade de continuidade di projeto.

Ao final do primeiro encontro online, o termo mais usado pelos educadores para descreverem como se sentiam depois da formação era “esperançoso”.

Teresina (PI)

Para dar continuidade ao desenvolvimento do Diálogos Socioemocionais, implementado localmente pela 3gen, empresa parceira de distribuição do Instituto, cerca de 100 educadores da rede municipal participarão de 5 encontros online que retomarão temas como educação integral, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a matriz de competências socioemocionais. Os webinars contarão com a participação de formadores que já atuavam no projeto em 2019 e novos formadores.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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