O Instituto Ayrton Senna e o Estado do Rio Grande do Sul expandem parceria para a implementação de programas educacionais na rede, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e alfabetização, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento pleno de todos os estudantes gaúchos. Em curso desde 2023, os projetos Circuito 360, dedicado à alfabetização, e Diálogos Socioemocionais, focado em desenvolver soft skills, devem chegar a cerca de 300 mil estudantes 2025.
Por meio de tais iniciativas, a parceria visa promover, além das aprendizagens de disciplinas tradicionais, o desenvolvimento de competências essenciais para a convivência em sociedade e para o futuro, como a criatividade, foco, abertura ao novo e curiosidade de aprender, entre outras, além de atuar na melhoria da gestão escolar. A iniciativa conta com o patrocínio da Brametal, Ultracargo, Instituto Rumo, da Rumo Logística e UBS via incentivo da Lei Rouanet.

A formação aconteceu nos dias 19 e 20 de março, no Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha.
A expansão do trabalho é estratégica considerando os eventos climáticos extremos que afetaram as cidades gaúchas em 2024. Ao todo, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação do RS (Seduc-RS), 1104 escolas estaduais foram atingidas em alguma medida, algumas delas completamente destruídas. Neste cenário, a educação se torna ainda mais relevante para o enfrentamento dos desafios contemporâneos.
A parceria também envolve contribuições para a construção e implementação de uma política pública de educação integral no estado do Rio Grande do Sul. A ideia é preparar melhor os estudantes para lidar com os desafios do mundo de hoje, como as mudanças no meio ambiente, na sociedade e na tecnologia, trabalhando competências como assertividade, engajamento com os outros e a empatia. Para isso, o plano inclui a criação de materiais para professores, formações para educadores e um currículo que ajude a colocar essas ideias em prática nas salas de aula. Também serão criadas formas de acompanhar e avaliar os resultados da política.
“O propósito do Instituto Ayrton Senna é transformar vidas por meio da educação. Acreditamos que ela seja essencial para enfrentar os desafios do século 21, oferecendo às crianças e jovens ferramentas individuais e coletivas para construir um futuro mais justo para todos”, afirma Mariana Vitarelli, Gerente de Canais do Instituto Ayrton Senna.
O programa Diálogos Socioemocionais
O Diálogo Socioemocionais visa promover as habilidades socioemocionais dos estudantes, com atividades estruturadas e intencionais. Para a implementação do projeto, o Instituto oferece formações a todos os educadores e instrumentos para a avaliação dos estudantes. Por meio de um monitoramento feito pelo professor, os estudantes são acompanhados ao longo de todo o seu percurso de aprendizagem, buscando compreender como eles estão se percebendo nessas competências. Para promover um impacto em larga escala, a implementação do Diálogos Socioemocionais envolve uma visão completa da rede de ensino e a participação de vários profissionais da educação.
Em 2024, o programa contou com a participação de supervisores escolares e professores do componente Projeto de Vida de 1,7 mil escolas espalhadas por todo estado. Apenas no ano passado, mais de 202 mil estudantes participaram do programa, em todas as regionais de ensino.
O programa Circuito 360
O Circuito 360 é um programa que atua com gestão escolar sob a perspectiva de 360°, que integra o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do estudante sustentado por práticas de gestão em todas as etapas.
Essa integração envolve as áreas do conhecimento e as dimensões acadêmicas, relacionais e afetivas com potencial para criar as condições necessárias ao desenvolvimento do “ser pleno”, preparado para viver e se desenvolver com autonomia no seu presente e no seu futuro.
Em 2024, o projeto esteve presente em 715 escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, impactando 1,4 mil supervisores escolares e 92 mil estudantes.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.