O Instituto Ayrton Senna anuncia parceria com a Chegg e organizações sem fins lucrativos ao redor do mundo para promover a Semana Global de Saúde Mental do Estudante 2024 que ocorrerá de 26 de fevereiro a 3 de março. Em seu segundo ano, a Semana terá um foco especial no combate à solidão entre os estudantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o isolamento social uma prioridade de saúde global e alerta sobre o impacto da solidão no bem-estar.
A Semana de Saúde Mental do Estudante é uma iniciativa global que busca desestigmatizar a saúde mental entre eles, incentivar os jovens a cuidar de si mesmos de forma intencional e inspirar conversas sobre o quê as autoridades de políticas-públicas, instituições educacionais, a comunidade, pais e os próprios alunos podem fazer para apoiar o bem-estar mental dos estudantes.
Saúde mental em números
O estudo global da Chegg.org revelou descobertas surpreendentes sobre a saúde mental dos estudantes: 65% dos entrevistados no Brasil afirmam ter experimentado sentimentos diários de ansiedade, 59% dizem que não dormem o suficiente, e 34% têm dificuldade em conhecer novas pessoas e fazer amigos. Já uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna também constatou que 69% dos estudantes do Estado de São Paulo, apresentaram sintomas de depressão e ansiedade, dificuldade de concentração, problemas para dormir devido a preocupações diárias e sensação de exaustão. O estudo investigou a saúde mental de mais de 600 mil estudantes após a pandemia.
Parceria em prol da saúde mental
Além do Instituto Ayrton Senna, fazem parte da Semana de Saúde Mental do Estudante as entidades filantrópicas Active Minds, Born This Way Foundation, Calm, Inspiring Children Foundation, Jed Foundation (JED), National Alliance on Mental Illness, Nivishe Foundation, ONYX Mental Health Family, Seize the Awkward, Student Minds, Varkey Foundation e Young Invincibles.
Beatriz Alquéres, gerente-executiva de Advocacy do Instituto, afirma: “Estamos muito felizes em unir forças à Chegg e a todas as organizações ao redor do mundo para a Semana de Saúde Mental do Estudante. Por meio desta iniciativa, queremos incentivar um diálogo aberto sobre a saúde mental, para que estudantes e professores no Brasil e além, para que cuidem mais de si mesmos e consigam atingir seu potencial pleno”.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.