fbpx

Instituto Ayrton Senna lança aplicativo Motivação+

4 MIN
29 jun 2021
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ferramenta é destinada a jovens e pode ser baixada gratuitamente

Como um efeito da pandemia da Covid-19, as redes de ensino por todo o País observam um crescimento na tendência de abandono e evasão escolar. Neste contexto, promover a motivação para aprender é ainda mais fundamental para apoiar estudantes a encontrar mais sentido em cada aprendizagem e a conectar a educação com seus interesses e objetivos de vida. Para ajudar jovens de 14 a 21 anos nessa missão, o Instituto Ayrton Senna lança o aplicativo Motivação+, primeiro app construído pela organização destinado especificamente a este público. A ferramenta pedagógica oferece ao jovem uma oportunidade de realizar uma jornada autônoma pode ser baixada gratuitamente a partir desta quarta-feira, 30 de junho, nas principais lojas de aplicativos.

Com o DNA do Instituto, o app foi desenhado com base em evidências científicas, a partir de inúmeros estudos realizados por pesquisadores associados ao eduLab21, o laboratório de ciência para educação do Instituto Ayrton Senna. “Com as pesquisas, pudemos entender melhor quais elementos compõem a motivação para aprender e quis ferramentas são essenciais para que os jovens atinjam seus objetivos dentro e fora da escola”, afirma a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna Catarina Sette. Os conhecimentos sobre o conceito de motivação foram desdobrados em ações práticas, e o app tem uma usabilidade gamificada. Após se cadastrar e indicar os temas que mais interessam, o jovem poderá realizar as chamadas “viagens”, desafios em que ele aprende e usa seus conhecimentos, em jornadas individuais e coletivas. Ao longo do percurso, a ideia é que o jovem passe por etapas de autoconhecimento, planejamento, execução e acompanhamento de estratégias de aprendizagem.

“Fizemos um mergulho no mundo da gamificação, adicionando elementos de jogos como progressão, evolução de objetivos, feedback constante, e, claro, uma metáfora que conversa e guia toda a experiência: os ambientes do app remetem a uma viagem”, conta a gerente de Design de Produtos do Instituto, Liliana Vega. Considerando os interesses dos estudantes e últimas inovações do mundo digital, o aplicativo traz diversos recursos para tornar a jornada de desenvolvimento do jovem mais interessante e significativa, como vídeos com influenciadores, atividades mão na massa, desafios e um diário de viagens para o estudante registrar o seu percurso.

Lançado em versão inicial, o aplicativo estará em constate atualização, que considerará feedbacks recebidos dos estudantes e eventuais inovações do mercado digital. “A ideação desse produto foi algo realmente enriquecedor e contamos com algumas técnicas amplamente conhecidas no mercado de design de produtos, como o conceito de Mínimo Produto Viável (MVP), expandido para Mínima Experiência Viável (MVE), em que o foco é pensar na versão mais simples de um produto, para que seja disponibilizado ao público, podendo assim validar nossas ideias e coletar dados imprescindíveis para melhorar e entregar uma experiência ainda mais engajadora”, comentou Liliana.  Em breve, novos conteúdos e funcionalidades estarão disponíveis para todos os usuários.

Idealizado para ser uma trajetória de desenvolvimento autônoma, o aplicativo pode ser utilizado por jovens que estejam ou não estudando. Pela primeira vez, o Instituto desenha uma proposta educacional que chega diretamente ao jovem, sem o intermédio de redes de ensino. Entretanto, esse deverá ser um dos desdobramentos do projeto. “Nosso próximo objetivo é realizar parceria com redes de ensino para que o aplicativo seja utilizado como uma ferramenta pedagógica por professores em sala de aula. Com ele, será possível trabalhar competências socioemocionais e o tema motivação com os estudantes, alinhado sempre com a proposta pedagógica da escola e da rede”, afirmou a líder do projeto, Larissa Vasconcelos.

aplicativo Motivação+ reforça o compromisso do Instituto Ayrton Senna em apoiar educadores e estudantes no enfrentamento dos desafios do século 21 em uma sociedade cada vez mais conectada digitalmente e em constante aproximação da tecnologia.

“Quando utilizamos a tecnologia a favor da educação, ela nos proporciona uma aprendizagem inteligente, que é fácil, engajada e efetiva; essas três características sustentam uma ação pedagógica mais interativa, personalizada, que promove o protagonismo do estudante, apoiando o compromisso com a educação integral a fim de criar novas oportunidades de aprendizagem para os jovens no ambiente digital”, afirma Débora Souza, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna.

Saiba mais: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/app-motivacao.html

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde