Instituto Ayrton Senna fortalece parceria no Rio Grande do Sul com visita técnica

Instituto Ayrton Senna visita escolas do Rio Grande do Sul para acompanhar avanços em alfabetização e competências socioemocionais.

Clock Icon 2 MIN
Agenda Ico 6 nov 2025
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ler resumo da Notícia
  • Instituto Ayrton Senna realizou visita técnica em quatro municípios do Rio Grande do Sul para acompanhar a implementação dos programas Circuito 360, Se Liga, Acelera, Fórmula da Vitória e Diálogos Socioemocionais.

 

  • As visitas destacaram avanços em alfabetização, desenvolvimento socioemocional e integração entre escolas, famílias e comunidades.

 

  • Próximos passos incluem formações continuadas, monitoramento dos resultados e fortalecimento das redes municipais parceiras.

Entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, o Instituto Ayrton Senna realizou uma visita institucional às redes municipais de educação dos municípios de Osório, Tramandaí, Bento Gonçalves e Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer de perto o avanço e os desafios da implementação dos programas de alfabetização e desenvolvimento de competências socioemocionais, dentro da parceria que o Instituto já mantém com a secretaria de educação do estado.

Crianças sentadas em biblioteca, ouvindo contação de histórias, em visita ao Rio Grande do Sul.

Crianças sentadas em biblioteca, ouvindo contação de histórias, em visita ao Rio Grande do Sul.

Contexto da visita

Desde 2023, a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Estado do Rio Grande do Sul vem promovendo os programas ­- Circuito 360, Se Liga, Acelera, Fórmula da Vitória e Diálogos Socioemocionais ­- com foco em alfabetização e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes. Durante os dois dias de visita técnica, representantes do Instituto conversaram com gestores municipais, supervisores, professores e alunos, além de observar atividades em sala de aula e participar de rodas de conversa.

Parceria e apoio

Durante os encontros, foram destacadas algumas conclusões importantes:

  • A necessidade de formação contínua de professores e gestores para garantir que as novas ferramentas e metodologias sejam internalizadas de fato nas práticas de sala de aula.
  • A importância do envolvimento da comunidade escolar (famílias, lideranças locais, entidades) para que os programas ganhem abrangência e sustentação além da sala de aula.
  • A relevância de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso dos estudantes em competências não só cognitivas, mas também socioemocionais — alinhando-se à proposta do Instituto Ayrton Senna.
  • A logística de implementação nas quatro redes evidencia diferentes perfis, o que reforça a necessidade de adaptabilidade das propostas para contextos variados.
O Ministério da Cultura apresenta o projeto Apoio Cultural e Educacional para Escolas das Redes Públicas Estadual e Municipal Instituto Ayrton Senna, o qual é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Brametal, Ultracargo, Instituto Rumo, da Rumo Logística e UBS, e à realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo Federal Do Lado do Povo Brasileiro.
Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde