A 4ª edição da Pesquisa Marketing de Causa, desenvolvida pela Ipsos e divulgada com exclusividade durante o Fórum Marketing de Causa 2023, revela que, para 59% dos respondentes, as empresas ainda estão agindo pouco em relação a questões sociais e ambientais.
A visão é ainda menos otimista para 25% dos respondentes, que avaliam que as empresas não estão tomando nenhuma atitude referente a pautas urgentes: desse percentual, 34% fazem parte da geração Z, jovens nascidos entre 1996 e 2012, que têm se mostrado consumidores mais exigentes.
O estudo quantitativo, encomendado em uma parceria entre Instituto Ayrton Senna, CAUSE, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Ipsos, foi realizado em outubro com 1.000 pessoas de 18 anos ou mais, das classes ABC, em todas as regiões do Brasil e, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
A pesquisa mostra que a geração Z é também a maior defensora do marketing de causa: 59% desses jovens acreditam que a parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil seja eficiente para tornar uma empresa socialmente responsável.
Além disso, segundo o levantamento, a maioria da população estaria motivada a adquirir um produto associado a uma causa. Sobre os principais motivadores da compra estão: a divulgação nas mídias e redes sociais (77%), a venda ser conduzida por uma marca ou empresa de confiança (75%) e o valor do produto não aumentar por conta da ação (74%).
A pesquisa revelou também que, nos últimos 12 meses, 36% da população comprou algum produto que destinava parte de seu valor para uma causa; 35% doou o troco de uma compra para uma causa; 27% preferiu comprar um produto que ajudava uma causa; 18% se informou sobre as práticas internas de uma empresa.
Marketing de causa: trabalho conjunto entre empresas e ONGs
Desde 2019, ano de publicação da última versão do estudo, as causas relacionadas aos direitos básicos aparecem como as mais importantes para a população brasileira, sendo que combater a fome a pobreza permanece em primeiro lugar (74%), seguida do oferecimento de educação e fomento à oportunidade de aprendizagem (54%).
Combater as mudanças climáticas (49%) e trabalhar com a inclusão de PcD (pessoas com deficiência) (46%) ficam em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Entre os defensores da promoção da saúde mental, 52% são jovens entre 18 e 24 anos.
Na edição atual, para a maioria da população (83%), o governo é o principal ator responsável por realizar essas e outras melhorias socioambientais; seguido da própria sociedade (61%), das empresas (54%), e, por último, de cientistas e ONGs ambos com 10% cada.
Fórum Marketing de Causa: conectando marcas e organizações
O Fórum Marketing de Causa, maior evento do país sobre o tema, organizado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com CAUSE, ESPM e Ipsos, chegou à sua sexta edição.
O encontro existe para falar sobre a conexão de marcas e organizações para a construção de um modelo de sociedade sustentável. Em sua sexta edição, o Fórum de Marketing De Causa recebeu painelistas de grandes empresas e associações como Magalu, Arcos Dorados, Ambev, Instituto Avon e Doutores da Alegria.
A abertura do evento foi feita por Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS, que apresentou o painel desvendando os acrônimos e conceitos: ESG, MRC, ODS e Washings, que são relacionados ao marketing de causas e devem ser considerados no planejamento e criação de cada ação neste sentido.
Na sequência, Mônica Gregori, gerente executiva da CAUSE, mediou o painel com participação de marcas como Magalu e Afya, falando sobre as causas que são incorporadas da porta para dentro das grandes companhias.
Thayná Nascimento, gerente de impacto social na Ambev, trouxe o case: Água AMA, que reverte 100% do lucro das vendas para levar água potável para quem não tem, ou seja, 35 milhões de brasileiros.
Nas demais mesas, foram abordados temas como: a cultura de doação no Brasil, puxado por João Paulo Vergueiro, Diretor para a América Latina do GivingTuesday, com painelistas como Roberta Faria, CEO da Editora Mol, e Bruno Pessoa, CEO da Abrace uma Causa; o histórico de impacto e adaptações de ações de marketing de causa ao longo do tempo, que teve como painelistas Daniella Grellin, diretora executiva do Instituto Avon, Marie Tarrisse, gerente sênior de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social na Arcos Dorados, e Rafael Vergueiro, coordenador de Imprensa da AACD, com mediação de Anna Beatriz Thieme, gerente de marketing do Instituto Ayrton Senna.
Já as rodadas de apresentações tiveram como foco: as tendências do Engage for Good, com apresentação de David Hessekiel, fundador do Engage for Good e com participação de Sara Meneghine, gerente-executiva de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna; e Atualizações das Leis de Incentivo, representada pelo Incentiv.me. O encerramento será feito por Wellington Nogueira, fundador da Associação Doutores da Alegria.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.