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Evento reúne especialistas em diálogo sobre alfabetização integral e sua importância no desenvolvimento infantil

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Agenda Ico 7 mar 2024
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Ocasião marcou lançamento de parceria entre Cátedra Instituto Ayrton Senna e Cátedra Sérgio Henrique Ferreira para formação docente

O Instituto Ayrton Senna realizou, no dia 05 de março, o evento “A importância da Alfabetização para o desenvolvimento integral das crianças”. O encontro foi um importante momento no debate sobre dados, perspectivas e inovações no campo da alfabetização. A ocasião também marcou o lançamento de curso sobre o tema, que será oferecido a coordenadores pedagógicos de todo o país por meio de parceria entre a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, ambas sediadas no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – Polo Ribeirão Preto. 

Um grupo de pessoas envolvidas na alfabetização integral posando para uma foto em um escritório.

O evento foi mediado por Maria Helena Guimarães Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna. Como painelistas, Inês Kisil Miskalo representou o Instituto Ayrton Senna, enquanto Mariana Luz, Pedro Hartung e Vasti Ferrai Marques representaram a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Instituto Alana e a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí, respectivamente. 

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, que destacou a importância da alfabetização na educação e na atuação da organização em apoiar e influenciar políticas públicas. 

Na sequência, Maria Helena Guimarães de Castro apresentou dados nacionais sobre o cenário da alfabetização e ressaltou a importância de que as políticas públicas do segmento considerem a gestão, a formação de educadores, a adequação aos referenciais curriculares, planejamento e avaliação das aprendizagens dos estudantes. 

Mariana Luz, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, destacou a importância da educação de qualidade na primeira infância. Dados da Fundação indicam que a pré-escola está relacionada com um ano e meio a mais de escolaridade e 16% de renda a mais na vida adulta. Além disso, indivíduos matriculados na pré-escola tem cinco vezes mais chances de saberem ler do que os que não estão matriculados. 

Vasti Marques, secretária municipal de educação, compartilhou a experiência da rede municipal de Jundiaí, em que o conceito de educação integral é materializado no Projeto Escola Inovadora. O projeto conta com três eixos estruturantes utiliza todos os espaços da escola, e da própria comunidade, como espaços de aprendizagem. 

Trazendo uma perspectiva social e abrangente sobre a temática, Pedro Hartung, do Instituto Alana, sinalizou a importância de pensar na alfabetização em alinhamento com o atendimento aos direitos básicos de bebês, crianças e adolescentes. Também abordou a necessidade de respeitar, acolher e incorporar diferentes realidades sociais e culturais na aprendizagem. 

Por fim, Inês Kisil Miskalo encerrou o evento falando sobre a importância de todos esses elementos para a construção de uma política de alfabetização. Abordando pontos ligados à gestão e às práticas pedagógicas necessárias para uma construção robusta no âmbito das políticas públicas, ressaltou o trabalho no Instituto Ayrton Senna em pesquisar, mergulhar e incorporar a visão sistêmica da aprendizagem para alfabetização. 

O evento pode ser assistido na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=IhnMt4mTtxA 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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COMENTÁRIOS

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Comentários (1)
  • Reginaldo Bertolla disse:
    Como o Instituto ayrton senna conduz a questão da alfabetização na escrita braille, uma vez que trata-se da mais eficiente porta de entrada para o deficiente visual ter acesso ao conhecimento e cidadania?
Aguarde