fbpx

Engajamento com os outros encerra série de lives sobre competências socioemocionais

7 MIN
14 out 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Transmissão é a última da iniciativa Volta ao Novo

Parte da série ‘Volta ao Novo’, uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o Consed, a live Engajamento com Outros: a importância do entusiasmo na educação, aconteceu no dia 10/09 na página do Facebook do Instituto Ayrton Senna. O papo contou com a participação de Emilio Munaro e Helena Faro, do time do Instituto, e de Paulo Henrique Costa, professor de Biologia do Ensino Médio no município de Várzea Alegre, no Ceará. A conversa recebeu comentários de educadores e famílias de todas as regiões do Brasil.

Confira como foi a conversa e relembre os melhores momentos:

  • Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, começou o encontro relembrando o caminho percorrido ao longo do Volta ao Novo. Desde julho, foram ao ar 5 lives, cada uma aprofundando o conhecimento sobre uma das macrocompetências trabalhadas nas iniciativas do Instituto: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros.
  • No último encontro da série, os participantes debateram sobre o engajamento com os outros, que envolve as competências de iniciativa social, entusiasmo e assertividade. Helena Faro, especialista em educação integral do Instituto, explicou um pouco mais sobre cada uma delas e falou da interação de como elas acontecem nas interações entre as pessoas. “Quando eu vou me relacionar com o mundo, eu construo uma ponte do meu mundo interior com esse mundo exterior”.
  • Para falar aos educadores sobre o engajamento com os outros em diversos âmbitos da vida, o comunicador Marc Tawil participou da live por meio de vídeo. “Iniciativa social, assertividade e profissional; se eu quero me tornar um ser humano excelente, um líder melhor ou um empreendedor melhor, eu devo necessariamente trabalhar para um mundo melhor”. Tawil também é escritor, filantropo, top voice no Linkedin e palestrante.
  • Trazendo a visão do educador à conversa, o professor Paulo Henrique Costa compartilhou sua opinião sobre como tais competências podem ser expressas no dia a dia escolar e nas atuais aulas remotas. “A gente consegue observar essas competências muito bem dentro do contexto da sala de aula; é muito importante passarmos isso aos nossos alunos para eles se sentirem entusiasmados e com vontade de frequentar a aulas”. O professor também ressaltou que o entusiasmo, principalmente, será uma competência fundamental para enfrentar uma situação de risco trazida pela crise do novo coronavírus: o provável aumento da evasão escolar. “Isso auxilia no combate à evasão, um dos maiores problemas que nós, da escola pública, enfrentamos”, ressaltou.
  • Ao representar os estudantes, a aluna Heloísa Campos, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Jeny Gomes, em Fortaleza, compartilhou sua experiência pessoal com o engajamento com os outros. Seu relato inspirou a todos, demonstrando que todos os jovens são capazes de desenvolver essa competência. “Quando eu iniciei o Ensino Médio, eu era extremamente introvertida e detestava trabalhar em equipe; na minha turma também tinha muitas pessoas tímidas, chegando a passar mal quando tinham que apresentar um trabalho para muita gente. Por isso, os professores começaram a essa competência na nossa turma. Hoje eu consigo trabalhar muito melhor com várias pessoas e apesar de ainda ser introvertida, eu consigo vencer essa barreira”, contou.  A especialista Helena complementou esse depoimento, ressaltando que todas as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas, ainda que de formas e níveis diferentes em cada um, considerando e respeitando a diversidade de personalidades dos estudantes.
  • Em relação à importância do engajamento com os outros para os professores, Helena contou um pouco sobre como essa competência pode apoiar o educador em sua prática docente. “As evidências mostram que professores que demonstram as competências de engajamento com os outros mais desenvolvidas têm melhor autoeficácia: ou seja, se eu mobilizo essas competências com os meus estudantes, existem efeitos também em mim. Ao mesmo tempo que faço esse trabalho com os estudantes, eu me percebo como professor que está logrando sucesso no desenvolvimento dos alunos, fazendo com que eu acredite mais na minha capacidade docente”, disse.
  • Compartilhando mais relatos de educadores, os professores David Lima e Lira Dutra, também do Ceará, enviaram vídeos contando sobre suas experiências com o engajamento com os outros. Lira, professor de Geografia no Ensino Médio, ressaltou a importância da interação com o mundo. “Se envolver e ter um engajamento maior nas questões de mundo, do combate da desigualdade através da educação, é importantíssimo que nós, professores, agreguemos isso à nossa pauta social”, opinou. A especialista Helena também trouxe um relato sobre os benefícios dessa competência para os educadores. “Professores que demonstram isso apresentam maior satisfação com o trabalho e maior felicidade com a sua jornada profissional”, ressaltou.
  • Mais uma vez, a live abriu espaço para a perspectiva do estudante, e Alisson Martins, aluno do 3º ano da rede do Ceará, falou sobre como o engajamento com os outros, assim como outras competências, poderão contribuir com o seu futuro. “Tudo isso vai se expandido dos muros da escola para a sociedade, porque eu tenho plena certeza de que, quando eu chegar no meu âmbito profissional, eu vou poder ter um engajamento maior com os meus colegas de trabalho”, contou. Seu depoimento inspirou e mostrou a importância das competências socioemocionais serem desenvolvidas na escola!
  • Considerando o momento delicado que vivemos, Helena comentou como o engajamento com os outros pode ser fundamental para o enfrentamento dos desafios que virão com a eventual retomada das atividades escolares presenciais. “O engajamento tem um fator protetivo. Quando estudantes e educadores se relacionam e constroem relacionamentos, a gente identifica que tem uma redução de sintomas de depressão e isolamento, que é tão importante. Se eu tenho uma pessoa que eu confio e posso falar dos meus sentimentos, isso também é um fator relevante, e sabemos o quanto os educadores estão se deparando com essas situações”, disse.
  • Por fim, o professor Paulo Henrique trouxe sua visão sobre como o desenvolvimento das competências socieomocionais foi importante para sua jornada como docente e para o crescimento de seus estudantes, engajando os demais educadores a também levarem essas habilidades às suas práticas. “Não tem como trabalharmos as competências de forma isolada, e dessa maneira também acontece na nossa sala de aula; isso coopera para o desenvolvimento de nossos alunos não apenas pelo lado profissional e estudantil, mas também pelo seu lado humano”.

A live ‘Engajamento com os outros: a importância do entusiasmo na educação’ é a última conversa da série ‘Volta ao Novo’, que conta com encontros também sobre as demais macrocompetências trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna em suas iniciativas: resiliência emocional, amabilidade, autogestão e engajamento com o outro.

Saiba mais sobre o que aconteceu nas outras transmissões:

Para Resiliência Emocional, clique aqui.

Para Abertura ao Novo, clique aqui.

Para Autogestão, clique aqui.

Para Amabilidade, clique aqui.

Para apoiar a sua prática, o educador também poderá ter acesso a materiais de apoio sobre cada macrocompetência. O material sobre Engajamento com os outros, assim como os documentos das outras competências, já está disponível na página especial do Instituto “Competências socioemocionais para contextos de crise”.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde