O CONSEC (Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais) realizou a sua primeira reunião, com a participação de secretários de educação da gestão 2025-2028 das capitais brasileiras e organizações do terceiro setor. O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro, na sede do Todos Pela Educação, em São Paulo. O Conselho tem como objetivo a troca de experiências e aprendizados sobre educação nas cidades, a discussão de políticas públicas e a aproximação com o Ministério da Educação (MEC). O Instituto Ayrton Senna colaborou com a realização do encontro com o objetivo de fortalecer ainda mais o compromisso em acelerar a educação pública no Brasil, estabelecendo parcerias que ampliem o alcance do seu conhecimento e preparem as futuras gerações para os desafios do amanhã.
Troca de experiências
Maria Silvia Bacila, presidente do CONSEC e atual Secretária Executiva Pedagógica de São Paulo, afirma que o momento foi de acolhimento dos novos secretários no grupo e, assim, fortalecimento de discussões pertinentes. “Estamos todos reunidos em nome de uma mesma causa: estarmos juntos para dividirmos nossas vivências, por meio do compartilhamento de experiências e imersão nas diferentes capitais”.
Durante o encontro, os secretários das novas gestões municipais puderam se apresentar, conhecer mais sobre o trabalho que o CONSEC vem construindo e ouvir os veteranos de diversas capitais, como Fred Amâncio, secretário de educação de Recife e vice-presidente do Conselho. “Temos a oportunidade de receber esses novos secretários, discutir nossos planos para o CONSEC não somente para 2025, mas também para os próximos anos, e estabelecer as principais temáticas trabalhadas dentro da priorização da educação no país”.
Caroline Marques, secretária de educação de São Luis (MA), ressaltou o protagonismo e apoio do terceiro setor ao Conselho. “O CONSEC fortalece a atuação dos secretários das capitais, um espaço de compartilhamento de saberes, mas acima de tudo, um espaço onde a gente se sente à vontade para debater as conquistas e desafios das grandes redes”.
Juliana Rohsner, secretária de educação de Vitória (ES), relatou o quanto o CONSEC foi importante no seu primeiro ano à frente da secretaria, em 2021. “Apesar de ter mais de 20 anos de atuação na educação, aquela foi minha primeira experiência como secretária e ter esse grupo com pessoas mais experientes foi fundamental para meu dia a dia. É um grupo de confiança em que a gente consegue compartilhar boas práticas, mas também pedir ajuda em momentos de dificuldade”.
Mobilização a favor da educação pública de qualidade
Em painel de discussão, as organizações do terceiro setor discutiram políticas para o fortalecimento da educação pública, em especial relacionadas à gestão educacional, formação e carreira docente, desenvolvimento integral, educação infantil, alfabetização e recomposição de aprendizagem. Neste último tema, participou do debate Inês Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna: “sabemos da importância da alfabetização na vida das crianças, para sua família e entorno, em especial em matemática, onde os resultados no Brasil são piores que língua portuguesa”.
Beatriz Alquéres, gerente-executiva de Advocacy do Instituto, reforçou a importância de discutir sobre a educação com os secretários das capitais e destacou o papel das organizações. “É um momento enriquecedor e formativo, em que as organizações do terceiro setor têm o papel de contribuírem para que as políticas públicas entrem nas discussões. Conseguimos, nesse espaço, um lugar privilegiado de fala”.
Próximos passos e discussões
Após esse primeiro encontro, o CONSEC pretende realizar mais quatro reuniões ordinárias ao longo de 2025, com o propósito de apoiar a construção eficiente e coordenada da atuação dos secretários municipais de educação. Essas reuniões serão essenciais para o desenvolvimento e a implementação de estratégias que visem a melhoria contínua da educação pública.
Durante esses encontros, serão discutidos temas fundamentais para o aprimoramento do ensino, sempre com ênfase no planejamento estratégico, na integração entre os gestores e nas ações que busquem a transformação positiva do cenário educacional. O foco estará, ainda, no fortalecimento da colaboração entre os secretários, com a educação pública como prioridade central nas decisões e nas diretrizes a serem adotadas ao longo do ano.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.