Congresso da Jeduca abriu espaço para discussão sobre jornalismo de educação no Brasil

Com o patrocínio do Insitituto Ayrton Senna o congresso debateu temas como Alfabetização, Inteligência Artificial e ensino de matemática.

Clock Icon 4 MIN
Agenda Ico 28 ago 2025
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Nos dias 25 e 26 de agosto aconteceu o 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, um espaço fundamental de troca entre jornalistas, especialistas e instituições que têm a educação como causa. O evento foi organizado pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca, que desde 2017 promove o jornalismo de educação no Brasil.  O encontro aconteceu no Teatro FECAP, em SP. O Instituto Ayrton Senna foi um dos patrocinadores do congresso, que reforçou o papel essencial do jornalismo na missão de reverberar pautas que coloquem a educação em foco, transformando o presente e construindo um futuro com mais oportunidades para todos.

Neste ano, o congresso abordou temas da educação e de assuntos correlatos, como a crise climática e a educação no contexto da COP30, a produção jornalística e redes sociais, a alfabetização dos estudantes brasileiros e os desafios do ensino superior.

Palestrante no palco do Congresso Jeduca

Da matemática à IA

Um dos destaques da programação foi a participação de Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e autora do livro “Mentalidades Matemáticas”. A pesquisadora discutiu as novas pesquisas e incentivos para uma educação matemática menos abstrata e mais criativa.

Ainda dentro da Matemática, o painel “Os Impactos no Brasil do baixo desempenho em Matemática” abordou como reverter as dificuldades no ensino da disciplina, que tem consequências para a vida escolar da criança e seu desenvolvimento pleno. O painel teve participação de Antônio de Souza Silva, professor de Bacabal/MA; Ingrid Silva Carvalho, multimedalhista de Vitória da Conquista (BA); Kátia Smole, do Instituto Reúna e CEESP, com mediação de Renata Cafardo (Jeduca e Estadão).

No começo de agosto, o Instituto Ayrton Senna já havia levantado o tema em parceria com o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) em um artigo para o Valor Econômico.

Além de Jo Boaler, outro convidado internacional marcou presença no Congresso: Bruce Shapiro, diretor executivo do Dart Center for Journalism and Trauma e professor da Universidade de Columbia. O pesquisador falou sobre como os jornalistas podem identificar sinais de estresse, traumas e o esgotamento na profissão e algumas práticas de autocuidado.

Outros debates tornaram o Congresso ainda mais interessante, como o papel dos diretores, abordando como esse gestor deve ser avaliado ou responsabilizado na aprendizagem dos alunos, e como a imprensa pode cobrir melhor o que acontece dentro das escolas. Também foram discutidos temas como a crise da democracia e o papel da imprensa nesse cenário, refletindo sobre os desdobramentos deste cenário para a política, economia e na educação. Como exemplos das formas como o momento atual gera impactos para instituições de ensino e foram mencionados episódios como as sanções a grandes universidades e a estudantes estrangeiros no novo governo Trump.  A educação climática também entrou em pauta: jornalistas debateram como a COP30 pode se relacionar com a educação ambiental e como ela tem sido abordada em sala de aula.

Tecnologias, IA e redes sociais também foram temas abordados, em painel sobre o papel dos influenciadores na luta pela educação midiática. Na ocasião, foi demonstrado como as redes sociais ajudam a formar novos leitores e que tipo de conteúdo deve ser feito para que o jornalismo ainda prevaleça mesmo em novos formatos.

Sobre a Jeduca

A Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca) foi criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema. A associação produz diversos materiais que auxiliam os jornalistas na cobertura de temas dentro da área. Entre eles, guias, reportagens e bastidores de matérias, etc.

O Instituto Ayrton Senna na discussão do jornalismo de educação

O Instituto Ayrton Senna é um dos parceiros fundadores da Jeduca, e há 2 anos atua como um dos patrocinadores do seu congresso anual.

Acreditamos que a educação é a pauta de todas as pautas. Falar sobre educação na imprensa é também discutir sobre política, economia e todas as outras esferas que impactam a vida dos indivíduos diariamente.

Por isso, faz parte da missão do Instituto apoiar o jornalismo de educação e reconhecer iniciativas com este propósito. Somos parceiros ativos dessa agenda, incentivando uma cobertura jornalística responsável, ética e propositiva sobre educação.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde