Bate-papo ao vivo faz parte de iniciativa do Instituto com o Consed
Parte da série ‘Volta ao Novo’, uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o Consed, a live Abertura ao Novo: Como os educadores podem se adaptar às mudanças? aconteceu no dia 30/07 na página do Facebook do Institituto Ayrton Senna. O papo contou com a participação de Emilio Munaro e Cynthia Sanches, do time do Instituto, e de Juliana Vilas Boas, professora de educação física e tecnologia da rede estadual de São Paulo e do Centro de Mídias de SP. A live atingiu mais de 27 mil educadores e gestores!
- Para assistir a live na íntegra, clique aqui.
Confira como foi a conversa e relembre os melhores momentos:
Em sua boas-vindas aos espectadores, Emilio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto, ressaltou a importância de abordar as competências socioemocionais de forma integral, não de forma separada uma da outra. “Todas as competências são desenvolvidas de forma única, a resiliência emocional, por exemplo, não funciona sozinha, ela está combinada com a abertura ao novo, com a amabilidade, a autogestão e o engajamento com o outro”.
Emilio também ressaltou que a série ‘Volta ao Novo’ busca apoiar os educadores: “Nada se faz na educação sem a mão do professor”.
A dançarina e coreógrafa Deborah Colker compartilhou uma reflexão sobre o que é o novo e como ele nos afeta por meio de um vídeo. “O novo dá medo, mas será bem-vindo”. Deborah foi a primeira mulher a dirigir um espetáculo do Cirque du Soleil e foi a coréografa responsável pela abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Explicando aos ouvintes um pouco mais sobre o que é a abertura ao novo, Cynthia falou sobre essa macrocompetência. “Abertura ao novo é a nossa capacidade de explorar, buscar e ter curiosidade para explorar o mundo; muitas vezes a gente passa pelas coisas e perdemos nosso frescor de olhar, admirar, reinventar coisas”.
Cynthia falou sobre as três competências envolvidas na abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico. Falando sobre aprendizagem, a educadora ressaltou: “A abertura ao novo tem tudo a ver com a aprendizagem! Cultivar essas competências significa se abrir para a apresentação, experimentação, investigação, e é por isso que essas competências são motores da aprendizagem”.
A professora Juliana também falou sobre como a abertura ao novo pode ser importante para a educação e para os estudantes: “Os alunos já estavam pedindo que a educação se renovasse e a crise do Covid-19 fez a gente se mexer; é preciso inovar de maneira que cutuque o aluno”.
A aluna Giovanna Coelho, do 2º ano da Escola Estadual Educador Pedro Cia, em Santo André (SP), contou, por meio de vídeo, como a abertura ao novo a ajudou a buscar novos conhecimentos e experiências. A Giovanna, que é muito interessada pela área científica, se dispôs a fazer algo diferente mesmo durante a pandemia pelo novo coronavírus, e pôde apresentar um artigo científico em um congresso online de química. “A abertura ao novo é uma peça fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e social, e independe de lugares específicos, pois se relaciona com a nossa curiosidade”.
Nos últimos tempos, os educadores foram muito desafiados a se reinventar e a ter abertura ao novo para inovarem em suas aulas. A professora Juliana compartilhou sua experiência. “O professor tem que ter flexibilidade, faz parte da profissão, e a abertura ao novo tem tudo a ver com isso”.
Por meio de vídeo, a professora Fabiana Wharton, que leciona Sociologia e Tecnologia no Centro de Mídias de SP, falou sobre essa flexibilidade às mudanças. “A mudança faz parte da nossa vida, e a abertura ao novo é estar ciente que o novo estará sempre acontecendo, nos dando a oportunidade de nos reinventarmos”. Concordando com a sua colega, Juliana disse que “a abertura ao novo também exige sensibilidade para enxergar o outro, por isso ela é essencial”.
Como a abertura ao novo vai nos ajudar nos próximos meses, com o prosseguimento das aulas a distância ou a retomada das atividades escolares em alguns Estados? Cynthia ressaltou que ela é ainda mais fundamental para o momento! “ A importância da abertura ao novo agora é crucial, pois a escola vai ser diferente”
A professora Juliana também ressaltou que o foco deve estar no estudante neste novo cenário. “Eu preciso me colocar da pessoa que está na minha aula, e além de resgatar o conhecimento, é importante lembrar que existe uma pessoa lá também”.
“Essa é a hora de levar as competências socioemocionais para os alunos, temos a oportunidade de olhar para ele em sua totalidade”, disse Emilio, sobre a retomada e uma possível nova educação após a crise atual. Cynthia concordou. “Que as nossas escolhas, quaisquer que sejam elas, coloquem o ser humano sempre no centro”.
A live ‘Abertura ao Novo: como educadores podem se adaptar às mudanças’ faz parte da série ‘Volta ao Novo’, que contará com encontros também sobre as demais macrocompetências trabalhadas pelo Instituto Ayrton Senna: resiliência emocional, amabilidade, autogestão e engajamento com o outro. A próxima live, sobre Autogestão, acontece no dia 13 de agosto, Às 16h. Para acompanhar todas, basta seguir a página do Instituto no Facebook.
- Veja também o que rolou na live sobre Resiliência Emocional: clique aqui
Para apoiar a sua prática, o educador também poderá ter acesso a materiais de apoio sobre cada macrocompetência. O material sobre Abertura ao Novo já está disponível na página especial do Instituto “Competências socioemocionais para contextos de crise”.
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