fbpx

Veja como foi segundo webinar sobre Provão Paulista e avaliação seriada em SP

Encontro online foi promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP Ribeirão Preto

3 MIN
31 ago 2023
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Para seguir contribuindo com discussões sobre o Provão Paulista, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto promoveu um webinar extra sobre o tema. O encontro Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior, transmitido ao vivo no YouTube, aconteceu no dia 23 de agosto e reuniu autoridades e especialistas para debater o tema.

Confira o webinar na íntegra

A discussão foi conduzida por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra. Uma das maiores especialistas em avaliação educacional no Brasil, ela também preside a ABAVE, Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Entre os outros participantes, também estavam presentes o professor Antonio Costa, membro do Instituto de Estudos Avançados da USP-RP, Renato Pedrosa, também do IEA-USP, Nivaldo Hespanhol, Direto Presidente da Fundação Vunesp e Marcos Garcia Neira, Pró-Reitor Adjunto da Graduação da Universidade de São Paulo.

Em um debate sobre a proposta do Provão Paulista e suas implicações para todo o sistema educacional do estado, os acadêmicos deram maiores explicações a gestores e educadores sobre como funcionará este novo meio de acesso ao Ensino Superior.

Debate sobre o Provão Paulista

Ao iniciar as apresentações, o professor Nivaldo destacou o papel da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) na condução do SARESP e também destacou que o Provão Paulista é uma tentativa de democratizar o acesso às universidades públicas. Já o professor Renato Pedrosa, levantou pontos de atenção em relação à metodologia da prova, como um possível conflito com o SARESP, que avalia o sistema educacional paulista, e também destacou que a elaboração do exame teve pouca participação social. Entre os objetivos da prova, o pesquisador ressaltou o incentivo aos jovens para ingressarem nas FATECs, diminuição da evasão escolar no Ensino Médio e também ampliar a diversidades dos estudantes.

Por fim, Marcos Neira, da Universidade de São Paulo, também destacou as finalidades do Provão Paulista, entre elas a simplificação do acesso dos estudantes da rede pública ao Ensino Superior, induzir a melhoria na Educação Básica e ampliar a representatividade da população brasileira nas universidades públicas. O professor ainda destacou a importância de políticas afirmativas no Ensino Superior: em 2016, apenas 33,5% dos estudantes da USP eram oriundos de escolas públicas, percentual que subiu para 54,1% em 2023.

 

 

 

 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde