Confira as contribuições do evento para o campo de avaliação psicoeducacional e para a atuação do Instituto Ayrton Senna
O time do eduLab21, laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna, esteve presente no XI Congresso de Avaliação Psicológica, realizando entre 03 e 07 de julho, em Brasília. O evento científico é uma iniciativa do IBAP, Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica que, desde a década de 1990, promove o desenvolvimento da área e de representar a avaliação psicológica em órgãos e instituições de interesse do psicólogo.
Para Gisele Alves, gerente executiva do eduLab21, a participação foi fundamental para reforçar a atuação junto à comunidade científica da área. “A participação em eventos como este grande Congresso, de uma instituição altamente reconhecida na área da avaliação, promove troca de experiências e aprendizagem mútua, o que é fundamental para o avanço da ciência. Desse modo, estimulamos uma equipe especializada e atualizada, ampliamos nossa rede de pesquisadores, divulgamos nossos progressos e desafios, fomentamos a inovação e construímos juntos com toda comunidade científica o acúmulo de evidências necessário para que as práticas em avaliação sejam mais eficientes”, destacou.
Veja abaixo todos os momentos de atuação do eduLab21, e o Instituto Ayrton Senna, no evento.
Confira as contribuições do evento para o campo de avaliação psicoeducacional e para a atuação do Instituto Ayrton Senna O time do eduLab21, laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna, esteve presente no XI Congresso de Avaliação Psicológica, realizando entre 03 e 07 de julho, em Brasília. O evento científico é uma iniciativa do IBAP, Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica que, desde a década de 1990, promove o desenvolvimento da área e de representar a avaliação psicológica em órgãos e instituições de interesse do psicólogo. Para Gisele Alves, gerente executiva do eduLab21, a participação foi fundamental para reforçar a atuação junto à comunidade científica da área. “A participação em eventos como este grande Congresso, de uma instituição altamente reconhecida na área da avaliação, promove troca de experiências e aprendizagem mútua, o que é fundamental para o avanço da ciência. Desse modo, estimulamos uma equipe especializada e atualizada, ampliamos nossa rede de pesquisadores, divulgamos nossos progressos e desafios, fomentamos a inovação e construímos juntos com toda comunidade científica o acúmulo de evidências necessário para que as práticas em avaliação sejam mais eficientes”, destacou. Veja abaixo todos os momentos de atuação do eduLab21, e o Instituto Ayrton Senna, no evento.
Na terça-feira, 04 de julho, a gerente de projetos do eduLab21 Ana Carla Crispim, com a monitoria do também gerente de projetos Gustavo Martins, conduziu o minicurso “Rotinas de análise em R para investigações de propriedades psicométricas de instrumentos de medida”, que visou apresentar os principais conceitos, métodos e aplicações do programa R para o contexto da psicometria.
A temática “Avaliação do futuro: avaliando as dimensões do desenvolvimento integral nas escolas públicas” foi tema de mesa redonda composta por Ana Crispim, Gustavo Martins e Ricardo Primi, pesquisador do eduLab21, e realizada no dia 06. O diálogo girou em torno das possibilidades de avaliação realizadas com o apoio do Instituto Ayrton Senna em diferentes redes de ensino.
No último dia de evento, foi a vez de considerar a avaliação socioemocional em perspectiva ampla, considerando também os educadores nesse processo, a partir da realização da mesa redonda “Avaliação de competências socioemocionais na escola: do estudante ao professor”, coordenada pela gerente de projetos Karen Teixeira e que contou com a presença de Ana Carolina Zuanazzi, também gerente de projetos do eduLab21, e de Ana Crispim.
Pré-lançamento do livro “Educação no século XXI: inteligência, pensamento crítico e criatividade”
Na quinta-feira, dia 06 de julho, foi realizado o pré-lançamento do livro “Educação no século XXI: inteligência, pensamento crítico e criatividade”. A obra contou com a organização do Instituto Ayrton Senna e Ricardo Primi, membro do conselho consultivo científico do eduLab21, além dos demais pesquisadores Tatiana de Cassia Nakano, Kevin McGrew e Joel Schneider.
Foi disponibilizado aos presentes um capítulo amostral do livro, que será lançado oficialmente nos próximos meses. Os interessados em receber a íntegra da obra, que será disponibilizada gratuitamente, poderão realizar cadastro aqui. Os interessados também poderão conferir as possibilidades de compra da versão impressa junto à editora Hogrefe.
Hackathon
Na quarta-feira, dia 05 de julho, o eduLab21 promoveu seu primeiro hackathon científico, realizado em parceria com o IBAP e com a Rede CpE. O hackathon é como uma maratona para criação de soluções inovadoras em que diversas pessoas reúnem-se para trabalhar em conjunto para resolver problemas específicos. Essa forma de trabalho ganhou destaque nos campos de tecnologia e programação, mas pode ser replicada em outros campos, promovendo assim a construção coletiva de ideias e acelerando a produção de conhecimentos específicos em prol de novas ideias e possibilidades de ação.
Em março, foi lançado edital para submissão de projetos na área de avaliação psicoeducacional, tendo como objetivo incentivar a realização de pesquisas que pudessem contribuir com novas evidências científicas sobre o tema e apoiar tomadas de decisões em políticas públicas de educação. Foram recebidos, ao total, 17 projetos, que foram submetidos a uma comissão avaliadora, que selecionou seis deles, distribuídos em três áreas temáticas diferentes:
- Tema 1: Quais variáveis do estudante e variáveis da escola estão relacionadas com a taxa de abandono escolar?
- Tema 2: Quais as relações entre características dos estudantes e desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, pertencimento escolar e violência escolar?
- Tema 3: Quais as relações entre variáveis da escola e as competências socioemocionais, pertencimento escolar e violência escolar?
Os projetos selecionados participaram do hackathon, apresentando seus projetos a uma comissão avaliadora. Na cerimônia de encerramento do evento foram anunciados os vencedores. Além de uma premiação financeira que somou um total de R$ 90 mil, os projetos premiados terão seus trabalhos publicados em revista específica da área.
Convidados internacionais
Como apoiador do evento, o eduLab21 foi responsável pela participação de três dos keynote speakers do evento. A participação começou com a conferência de abertura, com a palestra de Mário Piacentini, analista no Programme for International Student Assessment (PISA) da OECD e especialista em mensuração. Com a apresentação “Quinze anos de domínios inovadores do PISA, lição aprendida e caminho a seguir”, Mario trouxe um panorama sobre suas experiências de atuação no PISA e aprofundou métodos e tendências importantes da avaliação.
O segundo convidado foi Roger E. Beaty, Diretor do Laboratório de Neurociência Cognitiva da Criatividade na Universidade Estadual da Pensilvânia e membro cátedra Dr. Frances Keesler Graham Early Career. O pesquisador realiza estudos em psicologia e neurociência da criatividade usando uma combinação de métodos psicométricos, computacionais e de imagem cerebral. No Congresso, realizou a palestra “Inteligência artificial (IA) para avaliações de criatividade em ciência e engenharia”, em que apresentou possibilidades de utilização de IA no contexto das avaliações psicométricas.
No encerramento, foi a vez de discutir “A base neurocognitiva do pensamento criativo” com o pesquisador Mathias Benedek, professor no Instituto de Psicologia da Universidade de Graz, na Áustria, e diretor do Laboratório de Cognição Criativa. A apresentação abordou os mecanismos (neuro)cognitivos por trás das ideias criativas, mostrando a relevância dos processos de memória, controle e atenção na cognição criativa.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.