fbpx

Instituto Ayrton Senna lança a plataforma humane, espaço gratuito de desenvolvimento e apoio ao educador brasileiro

Resultado de diversas frentes de trabalho do Instituto Ayrton Senna, a Plataforma humane é aberta, gratuita e fornece formação, conhecimento, prática e experimentação para professores.

3 MIN
8 nov 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Plataforma humane: um ambiente digital aberto e gratuito desenvolvido para educadores

A plataforma humane, novo lançamento do Instituto Ayrton Senna, é uma plataforma aberta e gratuita de formação, conhecimento, prática e experimentação para professores. A humane é resultado de diversas frentes de trabalho do Instituto para promover o fortalecimento de educadores de todo o país.

O seu link de acesso é http://www.humane.institutoayrtonsenna.org.br.

O foco da plataforma é apoiar os educadores que querem se conectar com a educação do século 21 por meio de experiências de desenvolvimento na sala de aula ou nos demais âmbitos de atuação. O objetivo é oferecer aos educadores um espaço para aprender, ensinar, compartilhar e cocriar experiências de desenvolvimento para fortalecer práticas, carreiras e, consequentemente, a educação brasileira.

“Na história do Instituto Ayrton Senna, sempre acreditamos que era a partir do professor e de sua formação que conseguimos transformar a realidade da educação brasileira com qualidade e escala. Com a plataforma humane, nossa ideia é oferecer nosso aprendizado de décadas num só ambiente digital e gratuito para o desenvolvimento do educador, colocando-o como peça central da transformação da educação”, afirma Roberto Campos de Lima, vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.

Nesse primeiro momento de lançamento, a plataforma vai apresentar duas opções:

1 – Socioemocional de professores
Após anos de estudos e pesquisas acerca das competências socioemocionais dos estudantes, desenvolvendo uma matriz específica e instrumentos de avaliação relacionados, o Instituto Ayrton Senna voltou seu olhar para o socioemocional dos professores brasileiros e para a necessidade de ver esses profissionais sob a mesma ótica integral que se aplica aos estudantes.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma jornada de desenvolvimento disponível na humane que conta com:

Instrumento auto avaliativo: disponível para direcionar os primeiros passos do educador em seu processo de desenvolvimento.

Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP): para que o professor possa sistematizar os caminhos e aspectos que pretende trabalhar e desenvolver na plataforma.

Trilhas formativas: específicas de cada macro competência (autorregulação das emoções; conexão com o outro; gestão de ensino e aprendizagem; inventividade) e mergulhar a fundo em uma trajetória de autorreflexão e formação.

Diário de Bordo: espaço aberto para registrar seus pensamentos, ideias e objetivos.

2 – Alfabetização 360

No lançamento, será disponibilizada a Biblioteca de Alfabetização, disponível para Coordenadores Pedagógicos, com materiais disponibilizados em dois volumes, que giram em torno dos seguintes temas:

Alfabetização 360° – Fundamentos da proposta, que mostra a trajetória do Instituto Ayrton Senna com a temática da alfabetização; o conceito de alfabetização 360; o papel e a integração das competências socioemocionais na educação integral.

Alfabetização 360° – Implementação na escola, contendo avaliação diagnóstica e trilhas de gestão da aprendizagem e práticas pedagógicas voltado ao trabalho com alfabetização inicial e desenvolvimento socioemocional.

Por meio desses dois serviços, a plataforma oferece a primeira etapa de seu lançamento a educadores de todo o país. A experiência, contudo, não termina agora – em breve, serão apresentados novos serviços aos educadores brasileiros, visando seu desenvolvimento continuado por meio de inovações e evidências.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna
Aguarde