O Instituto Ayrton Senna e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) deram continuidade ao “Volta ao Novo – Programa de Competências Socioemocionais” com uma live sobre o tema abertura ao novo. No segundo encontro da série de cinco transmissões, Emílio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, recebeu para o bate-papo Karen Teixeira, especialista em educação do Instituto, Claudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e Ana Paula Albuquerque, diretora da escola municipal Professor Celso Augusto Rocco, de Ji-Paraná, Rondônia.
Logo no início, Karen Teixeira contou aos mais de 1,5 mil espectadores um pouco mais sobre a conceituação da Abertura ao Novo. Segundo a psicóloga, essa macrocompetência nos permite ser abertos à novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. “O indivíduo aberto ao novo tem atitude investigativa, é curioso sobre o mundo, flexível e receptivo a novas ideias. Ele busca entender o funcionamento das coisas em profundidade, pensa de formas diferentes e desenvolve ideias criativas e não convencionais. Pessoas com alta abertura ao novo são mais hábeis em inovar, aprender com erros e mostrar empolgação em criar” contou a especialista do Instituto Ayrton Senna, que também mencionou que há formas de desenvolver essas competências em todas as pessoas, sejam estudantes ou educadores.
Em seguida, Claudia Costin falou sobre a importância da abertura ao novo para o momento de pandemia e a relacionou também a Revolução 4.0, em que máquinas substituem pessoas em uma velocidade sem precedentes. “Como a educação tem que se transformar? Certamente passa pela abertura ao novo porque postos de trabalho vão sendo extintos em ondas sucessivas de transformação. O jovem de hoje também vai precisar aprender a se reinventar em ondas sucessivas. A escola deve ensinar o jovem a ter abertura ao novo. E os professores também. Isso tudo significa enxergar toda a comunidade escolar sob um novo ângulo”, ressaltou Claudia, que já foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. Ao ser questionada sobre a abertura ao novo na pandemia, Claudia falou sobre a importância dos professores, que se reinventaram em plataformas digitais e em lugares antes inimagináveis para que crianças e jovens não perdessem o vínculo com a escola. “Podemos mostrar aos alunos que é possível se reinventar porque os professores se reinventaram”, concluiu.
Gestora da única escola de tempo integral de Ji-Paraná, em Rondônia, Ana Paula Albuquerque contribuiu ao debate falando sobre os desafios na gestão escolar durante o isolamento social. A pedagoga comentou que ao gestor também coube mostrar o lado pedagógico da tragédia, sempre buscando alternativas flexíveis e criativas.
“Quando falamos de abertura ao novo, estamos falando da nossa rotina. O profissional da escola de tempo integral precisa estar disposto a rever suas táticas, somos desafiados a todo o tempo. Mas durante a pandemia, precisei pensar em estratégias para que todos os agentes dentro do ambiente escolar fizessem parte desse processo. E todos reinventaram suas práticas de atendimento. Esse empurrão para a era tecnológica foi, na verdade, uma ampliação das portas físicas da escola. Desenvolvemos meios de chegar até as famílias e rompemos a nossa zona de conforto. É um marco que vai ficar para nossa prática pedagógica e que vai nos fazer melhores profissionais”, comentou a diretora.
A live contou também com um depoimento da dançarina e coreógrafa Déborah Colker, e da estudante da rede estadual de São Paulo, Giovanna Coelho. As participantes trouxeram, ainda, análises sobre a importância da abertura ao novo para a aprendizagem, contribuindo para menores índices de evasão escolar, e sobre a necessidade de construir mais oportunidades para que todos possam desenvolver suas competências socioemocionais, relevantes inclusive para gestores.
O vice-presidente do Instituto, Emilio Munaro, finalizou a live convidando a todos para pensar juntos um novo modelo de educação, levando em conta os aprendizados trazidos pelo momento atual. “Quiçá estamos chegando num momento onde um novo modelo de educação, voltado para esse desenvolvimento pleno de todos os alunos, de fato, aconteça”.
Veja ou reveja a live completa neste link
Conheça o material especial do Instituto Ayrton Senna sobre abertura ao novo neste link
A próxima live do “Volta ao Novo” acontecerá no dia 4 de novembro e abordará a macrocompetência Autogestão, aquela que nos ajuda a ter mais organização, foco, responsabilidade, persistência e determinação. As transmissões acontecem na página da Undime no youtube: youtube.com/undimenac
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