- Instituto Ayrton Senna promove debate sobre Matemática na Educação, reunindo especialistas para discutir alfabetização matemática, equidade e o papel da disciplina na formação integral dos estudantes.
- O encontro reforçou a importância da aprendizagem de Matemática com qualidade para reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e preparar alunos para os desafios do século 21.
- A iniciativa integra o movimento nacional pelo fortalecimento da Matemática na Educação, com destaque para o PNE 2025-2035 e o programa Compromisso Nacional Toda Matemática, do MEC.
Com o objetivo de seguir fortalecendo o debate sobre Matemática na Educação, o Instituto Ayrton Senna realizou, no dia 30 de outubro, o Encontro Debates Educacionais: Matemática como Eixo da Educação Integral. O evento teve como objetivo fomentar, entre colaboradores do Instituto e organizações parceiras, a discussão sobre a importância de desenvolver, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a alfabetização e o letramento matemático nas escolas.
O encontro iniciou-se com uma mesa de debate sobre o tema, mediada por Silvia Lima, gerente de Advocacy do Instituto Ayrton Senna. Também estiveram presentes Katia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna; Ernesto Faria, diretor do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede); Sônia Dias, gerente de desenvolvimento e soluções no Itaú Social; Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta e Camila Naufel, gerente de projetos no Profissão Docente. Após a discussão inicial, houve a exibição do documentário Counted Out (Excluídos da Matemática, em tradução livre), que provoca uma reflexão sobre a alfabetização matemática. Ao final da exibição do filme, os participantes puderam trazer suas impressões sobre o longa.

Da esquerda para direita: Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna; Camila Naufel, gerente de projetos no Profissão Docente; Silvia Lima, gerente de Advocacy do Instituto Ayrton Senna; Ernesto Faria, diretor do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede); Sônia Dias, gerente de desenvolvimento e soluções no Itaú Social; Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta; Katia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna; Beatriz Alquéres, gerente-executiva de Advocacy do Instituto Ayrton Senna.
Matemática na Educação
Garantir que todos os estudantes aprendam Matemática com qualidade é essencial para promover equidade, ampliar oportunidades e preparar crianças e jovens para os desafios do século 21.
De acordo com Beatriz Alquéres, gerente-executiva de Advocacy do Instituto Ayrton Senna, “promover encontros como esse junto ao time interno do Instituto reforça o nosso compromisso com a promoção de debates qualificados e com o fortalecimento da matemática como eixo da educação integral”.
O contexto brasileiro sobre a disciplina traz dados que preocupam: de acordo com o PISA 2022, 79,5% dos estudantes apresentam ansiedade ao se depararem com conteúdos de matemática. Além disso, 85% é o aumento possível no salário de quem domina matemática, segundo pesquisa do Ipea de 2018. Para Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto, esses fatos “contribuem para a importância do compromisso com a aprendizagem matemática no dia a dia”.
Matemática desde cedo
Durante a mesa de debate do encontro, os representantes das demais organizações participantes trouxeram pontos relevantes em relação à importância de reconectar a matemática ao cotidiano e à formação integral dos estudantes, abordando temas como alfabetização matemática, equidade e o papel das redes de ensino na recomposição das aprendizagens.

Para Ernesto Faria, “devemos discutir a agenda matemática desde cedo nas escolas, garantindo esse letramento na Educação Infantil. Essa aprendizagem tem que ir além do que dominar operações”. Complementando, Sônia Dias explica a importância da escola no ensino da matemática, reforçando que a disciplina precisa “ser aprendida de forma alegre e engajadora, pois a matemática é parte da vida e do cotidiano”.
Camila Naufel focou na discussão sobre os professores e a escassez desses profissionais ao longo dos próximos anos, com base em estudos realizados pela organização. “Estima-se que 69% das secretarias regionais do Brasil não terão demanda de professores de matemática supridas”.
De acordo com Ya Jen Chang, desenvolver o pensamento matemático desde cedo é fundamental. “A educação da matemática só mudará se trouxermos essa discussão para toda a sociedade”.
Kátia Smole reforça a questão do pensamento matemático, em que toda criança precisa aprender a partir do raciocínio da matemática, que “traz resultados para além da sala de aula”.
Tema em pauta no debate nacional
O ensino da matemática tem sido pauta de mobilização do Instituto Ayrton Senna e organizações parceiras ao longo deste ano. A articulação sobre o tema passou pel a discussão e contribuição no Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2035. A versão do PNE enviada à Câmara dos Deputados inicialmente, a palavra “matemática” não estava mencionada em nenhuma meta ou estratégia voltada à Educação Básica. No texto substitutivo, apresentado pelo deputado Moses Rodrigues (UNIÃO/CE), a partir de um movimento conjunto de instituições, foram incluídas as Competências Matemáticas no processo de Alfabetização.
Em setembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) também realizou, na Universidade de Brasília (UnB), uma sessão de exibição e debate do documentário Counted Out. O evento, organizado com o apoio do Instituto Ayrton Senna, do Instituto Sidarta e do Iede, teve como propósito promover o diálogo sobre a relevância de um ensino de matemática mais inclusivo, acessível e conectado à realidade cotidiana, reforçando a ideia de que todos têm potencial para aprender a disciplina.
Para enfrentar a crise de aprendizagem em Matemática no Brasil, o Ministério da Educação lançou, também neste ano, o Compromisso Nacional Toda Matemática, um programa voltado ao fortalecimento do componente em toda a educação básica.
Acreditando que a alfabetização e a aprendizagem de qualidade passam por desenvolver o estudante de forma integral, o Instituto Ayrton Senna reforça seu compromisso e seus esforços na direção de fortalecer a Matemática no país.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.