- Instituto Ayrton Senna realizou visita técnica em quatro municípios do Rio Grande do Sul para acompanhar a implementação dos programas Circuito 360, Se Liga, Acelera, Fórmula da Vitória e Diálogos Socioemocionais.
- As visitas destacaram avanços em alfabetização, desenvolvimento socioemocional e integração entre escolas, famílias e comunidades.
- Próximos passos incluem formações continuadas, monitoramento dos resultados e fortalecimento das redes municipais parceiras.
Entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, o Instituto Ayrton Senna realizou uma visita institucional às redes municipais de educação dos municípios de Osório, Tramandaí, Bento Gonçalves e Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer de perto o avanço e os desafios da implementação dos programas de alfabetização e desenvolvimento de competências socioemocionais, dentro da parceria que o Instituto já mantém com a secretaria de educação do estado.

Crianças sentadas em biblioteca, ouvindo contação de histórias, em visita ao Rio Grande do Sul.
Contexto da visita
Desde 2023, a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Estado do Rio Grande do Sul vem promovendo os programas - Circuito 360, Se Liga, Acelera, Fórmula da Vitória e Diálogos Socioemocionais - com foco em alfabetização e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes. Durante os dois dias de visita técnica, representantes do Instituto conversaram com gestores municipais, supervisores, professores e alunos, além de observar atividades em sala de aula e participar de rodas de conversa.
Parceria e apoio
Durante os encontros, foram destacadas algumas conclusões importantes:
- A necessidade de formação contínua de professores e gestores para garantir que as novas ferramentas e metodologias sejam internalizadas de fato nas práticas de sala de aula.
- A importância do envolvimento da comunidade escolar (famílias, lideranças locais, entidades) para que os programas ganhem abrangência e sustentação além da sala de aula.
- A relevância de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso dos estudantes em competências não só cognitivas, mas também socioemocionais — alinhando-se à proposta do Instituto Ayrton Senna.
- A logística de implementação nas quatro redes evidencia diferentes perfis, o que reforça a necessidade de adaptabilidade das propostas para contextos variados.
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