Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2025, o Instituto Ayrton Senna esteve em Nova Iguaçu (RJ) para acompanhar de perto os primeiros passos da parceria firmada com o município, em abril deste ano. As visitas ocorreram nas escolas Escola Municipal Walfredo da Silva Lessa e Escola Municipal Dom Adriano Hipólito, onde foi possível observar a implementação dos programas Se Liga e Acelera, voltados para a correção de fluxo escolar nos Anos Iniciais.
A iniciativa integra o Plano Anual Instituto Ayrton Senna, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado por Arcos Dorados, Shell, BTG Pactual e Schneider Electric.
Um marco para a educação de Nova Iguaçu
A parceria com o município, consolidada em evento realizado em 09 de abril de 2025, tem como meta implementar projetos educacionais em quatro eixos centrais: alfabetização, combate ao atraso escolar, gestão escolar e melhoria da aprendizagem. A expectativa é beneficiar até o final do ano 50 mil alunos em 109 escolas, com a distribuição de 2.200 livros pedagógicos.
Objetivos da parceria
Entre os principais objetivos da parceria, destacam-se:
-
Fortalecer a formação de gestores, professores e profissionais da secretaria de educação;
-
Disponibilizar materiais didáticos para turmas com defasagem de idade ou aprendizagem;
-
Estimular a curiosidade e o senso crítico dos estudantes por meio da leitura, escrita, comunicação oral, cultura local e produção audiovisual.
Sobre o Plano Anual Instituto Ayrton Senna
O Plano Anual Instituto Ayrton Senna é apresentado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Arcos Dorados, Shell, BTG Pactual e Schneider Electric, além da realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.