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A missão do eduLab21 é apoiar a formulação de políticas e práticas de educação integral com base em evidências. Atuando em parceria com redes de ensino e instituições parcerias , os pesquisadores do edulab21 trabalham lado a lado com gestores e professores para produzir, sistematizar e difundir conhecimentos científicos para ampliar as fronteiras da educação e preparar crianças e jovens para a vida no século 21.  As ações e projetos são realizados por meio de duas frentes: Novas Ideias e Aplicação em Políticas Públicas.

 

Para desenvolver suas estratégias de atuação, eduLab21 conta com um Comitê Científico e um Conselho Consultivo. Saiba mais:

Comitê Científico

Este comitê visa definir as linhas de projetos a serem explorada e suas condições para implementação, considerando o contexto de política pública educacional, bem como encomendar novas propostas de projetos e acompanhar seu desenvolvimento, de maneira a garantir a qualidade, direcionamento e entrega de resultados. O comitê também busca identificar novas ideias para pesquisas científicas que colaborem com a construção de conhecimento educacional de vanguarda, assim como novas oportunidades de parcerias, contribuindo para a ampliação da rede de pesquisadores, gestores e apoiadores do laboratório.

Conselho Consultivo

Formado por gestores públicos que atuam na área da educação, a missão do conselho é contribuir para que os projetos do centro sejam concebidos, implementados e conduzidos de maneira a responder aos principais problemas enfrentados pelas redes públicas educacionais brasileiras. Os membros são convidados a comentar a natureza, o conteúdo e o desenho dos projetos propostos, apontando a sua relevância para a formulação e execução de políticas públicas, avaliando seu potencial de contribuição e aderência com os públicos-alvo e sugerindo estratégias de implementação dos projetos. Considerando o contexto de política pública educacional, sugerem linhas de projetos e novas ideias de pesquisas a serem exploradas a cada ano e sinalizam estratégias de disseminação do conhecimento científico para gestores e educadores.

diretora do eduLab21

Tatiana Filgueiras

Quem está na escola tem um papel fundamental na busca da melhoria da nossa educação.

O conhecimento produzido todo dia ali é fundamental para as pesquisas e retroalimenta a cadeia de conhecimento. É um círculo virtuoso!"

Conheça as duas frentes de atuação de edulab21

Novas Ideias

Em parceria com pesquisadores no Brasil e no mundo, a frente de Novas Ideias se dedica a desenvolver novos conhecimentos e ferramentas para promover a educação integral.  Através da investigação científica sobre como os indivíduos se desenvolvem, tanto no aspecto cognitivo quanto socioemocional, os pesquisadores de Novas ideias constroem, junto com as redes de ensino, abordagens e instrumentos para uso de gestores, professores e estudantes dedicados a desenvolver e avaliar competências para a vida no século 21.

Na frente de Novas ideias, o eduLab21 conta com uma Cátedra na Universidade de Ghent, na Bélgica, coordenada pelo psicólogo Filip De Fruyt.

Saiba mais

Políticas Públicas

A missão da área de Aplicação em Políticas Públicas é a produção, sistematização e disseminação de conhecimento científico para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que promovam a educação integral. Instigando o pensamento crítico no âmbito da ciência e procurando respostas às perguntas do gestor público, o grupo de pesquisadores ligados a essa área se empenha para gerar uma sólida base de conhecimentos sobre quais são e como se desenvolvem as competências para o século 21 e como levá-las na prática para as redes públicas.

Na frente de Aplicação em Políticas Públicas, o eduLab21 conta com uma Cátedra no Insper, coordenada pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna Ricardo Paes de Barros.

Saiba mais

...Conheça algumas iniciativas de eduLab21

Estudo em parceria com Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa analisa as relações entre competências socioemocionais, alfabetismo e realizações na vida da população adulta.

Respeitando o protagonismo e a singularidade das redes de ensino, as ações de assessoria técnica contribuem para a inovação das práticas e políticas educacionais, contribuindo para a construção da educação para o século 21 ao mesmo tempo em que salda as dívidas do passado.

O instrumento de avaliação formativa de Criatividade e Pensamento Crítico apoia professores na elaboração de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento intencional e estruturado dessas competências. Saiba mais.

Para apoiar os gestores e educadores na construção de políticas e práticas de educação integral, o eduLab21 desenvolveu instrumentos de avaliação formativa e somativa de competências socioemocionais.

eduLab21 trabalha com instituições nacionais e internacionais para contribuir para a promoção da educação. Conheça nossos parceiros:

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