fbpx

Instituto apresenta inovação em educação no SXSWEdu

A proposta de educação integral para Ensino Médio desenvolvida pelo Instituto em parceria com Secretaria de Educação de Santa Catarina foi bem recebida pelo público do South by Southwest Edu 2018, evento mundial de educação.

4 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

O Instituto Ayrton Senna compartilhou a experiência de implementação da proposta de educação integral para o Ensino Médio nesta segunda-feira (05/03), primeiro dia de um dos maiores eventos sobre inovação em educação do mundo, o SXSWedu (South by Southwest), no Texas (EUA). Com mais de 400 sessões temáticas, o encontro reúne um público de milhares de pessoas interessadas em acompanhar as principais tendências do debate em educação. Entre as apresentações, apenas o Instituto mostrou uma experiência brasileira.

Durante a sessão de uma hora, os participantes puderam conhecer os desafios e conquistas da iniciativa em que o Instituto e a Secretaria de Educação de Santa Catarina, com apoio de parceiros (veja detalhes abaixo), promovem a educação integral de jovens em escolas públicas. Uma das responsáveis pela apresentação, a gerente de projetos do Instituto Rita Moreira Leite, contou que a participação no evento foi um reconhecimento sobre o diferencial do trabalho realizado e mostra que é possível contribuir com o avanço em desafios comuns também em outros países. “Essa foi uma oportunidade incrível para dar luz a um projeto que é muito importante para a gente, e sobre uma questão que é global, já que o desenvolvimento de competências na educação de jovens não é um avanço necessário apenas no Brasil, percebemos que é algo relevante para outros lugares também”, afirmou.

“Foi uma experiência muito emocionante poder dialogar com pessoas do mundo todo, especialmente porque na interação com o público tivemos pessoas interessadas em conhecer mais detalhadamente nossa matriz de competências, pedindo para compartilharmos mais materiais e até sugerindo que a experiência seja levada para fora do Brasil!”, completou Cynthia Oliveira, gerente de projetos do Instituto que também participou da apresentação.

Com uma programação específica que antecede o conhecido festival SXSW, a conferência de educação busca colocar em contato uma comunidade de diferentes atores com diversas formas de ação e o objetivo comum de gerar impacto e avanços na educação. Os participantes incluem professores, gestores escolares, representantes de governos e ONG’s, além de empreendedores. Ser selecionado para participar desse momento é um reconhecimento sobre a qualidade e o potencial do trabalho, além de uma oportunidade para integrar grupos que estão fazendo a diferença em suas áreas.

Entre as principais tendências identificadas pela organização do evento a partir das apresentações, estão esforços para engajar e empoderar os estudantes. Diversas abordagens mostram, segundo a organização, um movimento para apoiar o desenvolvimento pleno do estudante, desde abordagens personalizadas até novos modelos de práticas de ensino lideradas pelos educadores.

Thumbnail youtube

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO

Com uma proposta inovadora que considera os interesses da juventude e os desafios do século 21 para a formação integral de estudantes do Ensino Médio, o projeto apresentado pelo Instituto foi implementado em 15 escolas no ano de 2017 e neste ano já chega a 30 unidades da rede estadual de Santa Catarina.

A proposta conta com parceria da Secretaria de Educação de Santa Catarina e apoio do Instituto Natura, da Capes, do Movimento Santa Catarina pela Educação, do BID e da FIESC. Para concretizar, em escala, o conceito de educação integral que inclui protagonismo juvenil e formação para a autonomia, as inovações ocorrem no modelo curricular, nas práticas pedagógicas e em estratégias de gestão e acompanhamento. Por isso, o Instituto também realiza ações de formação e acompanhamento ao longo de todo o ano, junto a professores, gestores e equipes da rede.

Essa construção considera também o histórico do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, com quem foram desenvolvidos os principais aspectos da proposta de educação integral para o Ensino Médio em uma atuação a partir de 2013, com apoio da P&G.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde