Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna recebeu, no dia 10 de outubro, o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita de 2023. O prêmio é promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Grupo Estado e presta homenagem a líderes educacionais e personalidades que tenham relevante contribuição à educação brasileira. Viviane recebeu o reconhecimento em evento com educadores e gestores escolares, promovido pelo CIEE em sua sede em São Paulo (SP).
Na atual edição, o prêmio foi dividido em duas categorias: o Troféu Guerreiro da Educação, dedicado a figuras importantes da educação brasileira, e o Prêmio Professor Emérito, oferecido a um professor. Viviane Senna foi premiada na categoria Guerreiro da Educação, que reconhece sua longa trajetória de dedicação à educação brasileira por meio da condução do Instituto Ayrton Senna. O Prêmio Professor Emérito foi dado a Vahan Agopyan, ex-reitor da USP e atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia de e Inovação de SP.
Contribuição à educação brasileira
Viviane Senna é presidente do Instituto Ayrton Senna e uma das maiores referências em educação no país. Durante toda sua vida, se dedicou a estudar o desenvolvimento humano e criar oportunidades para que todos pudessem desenvolver seu potencial. No começo de 1994, Ayrton Senna, seu irmão mais novo e piloto de Fórmula 1 tricampeão mundial, a procurou para compartilhar um sonho: queria que todas as crianças brasileiras pudessem ter as mesmas oportunidades que teve. Com sua experiência no desenvolvimento de pessoas, Viviane teria muito a contribuir, e então recebeu esta missão.
Apesar do falecimento de seu irmão, Viviane decidiu levar adiante o sonho do seu irmão com garra e determinação, colocando em prática toda sua experiência ao criar o Instituto Ayrton Senna. O Instituto, que ano que vem completará 30 anos, é um centro de inovação que pesquisa e desenvolve novos conhecimentos, com base no que há mais avançado na ciência, para fazer avançar a qualidade da educação no Brasil.
Devido a seu trabalho à frente do Instituto, Viviane Senna foi reconhecida por diversos prêmios e honrarias nacionais e internacionais. É a única brasileira parte do grupo ‘Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo’ ao lado de personalidades como da Rainha Silvia da Suécia, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, José Ramos Horta, Prêmio Nobel da Paz, dentre outros.
Nos anos 2000, foi eleita pela CNN e pela Revista Time como um dos 50 Líderes de todo o mundo mais importantes para o Novo Milênio, e em 2012 recebeu o Prêmio BNP Paribas em Paris, eleita, por unanimidade, por um júri de personalidades mundiais, entre elas o Nobel de Economia Amartya Sen. Atualmente, segue atuante como presidente do Instituto Ayrton Senna e participa de vários conselhos de organizações públicas e privadas, advogando por uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.
O Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita também já homenageou personalidades relevantes para a educação brasileira como Ruth Cardoso, Miguel Reale, Antônio Candido, Ives Gandra, Rubens Ricupero, Fernando Henrique Cardoso, entre outros.
“Trabalhamos para levar o melhor da ciência para o campo da educação, de modo que a gente possa desenvolver todas as competências que as crianças precisam para darem certo na escola e na vida. A Educação não é o melhor caminho, é o único caminho para uma pessoa e para um país darem certo, em termos econômicos, sociais, políticos e ambientais. Uma economia competitiva, uma sociedade equânime e uma democracia estável e forte começam no mesmo lugar: na sala de aula”, disse Viviane Senna ao receber o prêmio.
Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.