Nossa história

.

Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. Ao lado da paixão pela velocidade, Ayrton tinha paixão pelo Brasil. Ele almejava um país em que todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que sonhassem, mas sabia que essa possibilidade estava distante da maioria dos brasileiros. 

Dois meses antes do acidente em Ímola, na Itália, o piloto compartilhou com a sua irmã a vontade de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens. O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações. 

Juntos, concretizariam essa ideia, mas Ayrton não teve tempo de participar de sua construção. Apesar da dor da perda, Viviane e a família Senna decidiram levar o sonho de Ayrton adiante.

Em 1994, nasceu o Instituto Ayrton Senna, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade. 

CONHEÇA NOSSA TRAJETÓRIA

Nossa missão

Desde sua fundação, o Instituto Ayrton Senna vem produzindo conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas com foco na educação integral.

Criatividade, colaboração e a capacidade de resolver problemas são, hoje, competências tão importantes quanto aprender a ler, escrever e fazer contas. É por isso que acreditamos no desenvolvimento pleno de crianças e jovens para enfrentar os desafios do século 21.

Desenvolvemos soluções educacionais, pesquisas e conhecimentos em pedagogia, gestão educacional, avaliação e articulação para que sejam replicáveis em escala. Nossas soluções são levadas às escolas em parceria com as Secretarias de Educação para fortalecer o protagonismo dos educadores e dos alunos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Conheça como atuamos.

Reconhecimento

Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano

Pelo nosso trabalho em produzir e aterrissar conhecimento sobre educação para o século 21, recebemos da UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a chancela para a criação da Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano, em 2004. Fomos a primeira organização não governamental a receber esse reconhecimento, até então só concedido a universidades.

Organização parceira da OCDE

Em 2012, foi a vez da OCDE (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nos convidar para ingressar no seu grupo de organizações parceiras. Fomos a primeira organização brasileira na NetFWD (Net Forward), rede global de fundações dedicadas a promover impacto social.

Somos GPTW!

Em 2020, fomos reconhecidos pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores organizações para se trabalhar pelo selo Great Place to Work. A pesquisa mostrou que o orgulho em ser parte do Instituto é um dos principais atributos que nos move, em função de uma trajetória de credibilidade e impacto positivo gerado no país. Você também pode fazer parte desse time! Conheça nossas oportunidades em: