fbpx

Atuação em formação

Acreditamos que os educadores têm um papel fundamental na concretização da educação integral e, por isso, promovemos experiências formativas que mesclam ciência e prática, a fim de apoiá-los em sua atuação. Atualmente, o principal caminho para disseminar essas abordagens é a humane.

Nessa plataforma gratuita, com foco no desenvolvimento de professores por meio de cursos, jornadas e conteúdos, cada educador pode ter acesso a experiências formativas, diretamente e no momento em que se adequar à sua própria rotina.

 

A formação de professores é um dos pilares da atuação do Instituto Ayrton Senna. Em 2022, buscando ampliar o alcance dessa atuação, foi criada a Humane, um ambiente digital para apoiar os profissionais da educação em sua atuação, seja desenvolvendo suas próprias competências, seja conhecendo conceitos e práticas de novas temáticas para serem conduzidas junto aos estudantes.

Cadastre-se e não perca nenhuma novidade da humane!

A humane é um espaço gratuito para o desenvolvimento do educador, baseado no conhecimento cientifico e na experiência do Instituto Ayrton Senna a serviço do desenvolvimento humano. Ao longo de décadas, os formadores e especialistas do Instituto criaram, junto a educadores, experiências em formação de diversos projetos implementados em parceria com redes de ensino. Em alguns modelos, a formação era feita diretamente com professores que participariam dos programas, em outros modelos o Instituto apoiou os formadores das próprias redes para multiplicarem o conhecimento e as práticas com autonomia. Agora, para que maior número de educadores possa fortalecer sua atuação nas princpais temáticas defendidas pelo Instituto, a humane permite o acesso a algumas dessas metodologias e instrumentos baseados em evidências.

Na humane, você encontra atualmente:

  • Jornada socioemocional de professores: para fortalecer competências essenciais à atuação de professores, contando com um exclusivo instrumento autoavaliativo, plano de desenvolvimento pessoal (PDP), diário de bordo e cursos para cada uma das quatro macrocompetências;
  • Cursos livres: os cursos do Instituto, certificados e que já formaram milhares de professores, estão repaginados e disponíveis na humane;
  • Biblioteca: seleção especial de conteúdos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna para apoiar educadores e gestores em seu processo de formação continuada, incluindo nossa proposta de educação integral na alfabetização, por meio de materiais como testes diagnósticos e possibilidades formativas.

Por meio destes serviços já disponíveis e em constante processo de melhorias e novidades, a plataforma operou sua primeira fase. A experiência, contudo, não termina agora – em breve, serão apresentados novos temas e estratégias aos educadores brasileiros, visando seu desenvolvimento continuado e utilizando inovações para fortalecer seu papel junto aos estudantes.

Cadastre-se e participe!

O lançamento da plataforma humane representa uma das formas de disseminação do conhecimento produzido no Instituto Ayrton Senna. Sendo um espaço formativo de inovação em educação, a plataforma utiliza a base científica desenvolvida a partir da geração e da curadoria de evidências que acontece no eduLab21, aliada ao conhecimento da realidade efetiva de professores, equipe escolar e equipe de redes de ensino. Essa interface da ciência com a sala de aula busca propor ações inéditas que atendam às demandas da educação do século 21.

Saiba mais sobre o trabalho do eduLab21

Socioemocional de
Professores

Página especial com reflexões sobre o papel dos educadores no século 21 e a matriz de competências desenvolvida pelo Instituto para professores.

Acessar
Três mulheres se envolvem em uma discussão socioemocional em uma sala de aula.
Três mulheres se envolvem em uma discussão socioemocional em uma sala de aula.

Realizando Escolhas

Página sobre a jornada Realizando Escolhas, que oferece a formação e os instrumentos necessários para que apoiar estudantes do Ensino Médio a se autoconhecerem e utilizarem seus interesses para fazerem escolhas conscientes e alinhadas aos seus projetos de vida

Acessar
Quatro adolescentes e uma mulher adulta diante de um mural com as frases: Coragem, acredite que é possível, nunca deixe o medo decidir o seu futuro, você é que escolher ser, não pare até se orgulhar
Quatro adolescentes e uma mulher adulta diante de um mural com as frases: Coragem, acredite que é possível, nunca deixe o medo decidir o seu futuro, você é que escolher ser, não pare até se orgulhar
Aguarde