Especialista na Psicologia e na Economia

A partir dos anos 60, pesquisas de grande amostragem detectaram que cinco fatores principais resumem essa variação existente (abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e estabilidade emocional). Os autores que mais contribuíram ao modelo à época são: Lewis Goldberg, Robert R. McCrae e Paul T. Costa, Jerry Wiggins e Oliver John.



(Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios – Pnad e Pnad Contínua)

Ambas as pesquisas acompanham informações do desenvolvimento socioeconômico. A Pnad Contínua, realizada a partir de 2012, faz um esquema de rotação de domicílios selecionados, que são acompanhados por cinco trimestres consecutivos, dando resultados de evolução em diversos indicadores.



Analfabeto funcional

Condição em que a pessoa, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não consegue realizar tarefas como preencher um formulário, interpretar textos ou realizar operações matemáticas.



Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Para uma análise robusta da literatura que avalia o Pnaic veja: “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura”, em Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. vol.27 no.102 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2019 Epub Oct 29, 2018.

Acesso em julho 2019: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 40362019000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=pt



Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)

A ANA é uma avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. Em 2016, foram avaliados 2,5 milhões de alunos, sendo que mais da metade figuram nos dois níveis mais baixos da escala de proficiência: apenas 13% dos alunos atingiram o nível 4 da escala de leitura.

Níveis de Leitura da ANA: Nível 1: conseguem ler palavras simples, como “casa”; Nível 2: localizam informações explícitas em textos curtos e inferem sentido; Nível 3: localizam informação explícita em texto longo e inferem relação de causa e consequência; Nível 4: reconhecem relação de tempo em texto verbal e identificam pronomes.



Taxas de rendimento

Taxas de rendimento - rendimento escolar é a situação de êxito ou insucesso do aluno, por matrícula, ao final do ano letivo. As taxas são de aprovação, reprovação e abandono.



Distorção idade-série

Distorção idade-série – indicador que mostra a proporção de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à idade considerada adequada para cada ano escolar.



PISA

Realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa é uma avaliação trienal de estudantes que possuam idade entre 15 anos e 3 meses (completos) e 16 anos e 2 meses (completos) no início do período de aplicação, que estejam matriculados em instituições educacionais localizadas no país participante e que estejam cursando no mínimo a 7ª série/ano. A última foi realizada em 2015.



PIRLS

O estudo é realizado a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. O Brasil faz parte da IEA, mas não estava entre os países que aplicam o PIRLS. Acesse.



Nem todos os alunos chegam ao 1º ano

Entre as crianças brasileiras de quatro e cinco anos, 91,7% estavam na pré-escola em 2017 (dados PNAD Contínua).



Rede Nacional de Ciências para a Educação

A Rede CpE se organiza para:

  • identificar e conectar grupos de pesquisa pelo país cujos trabalhos possam de alguma forma contribuir para a educação.
  • aproximar pesquisadores, educadores e gestores para discutir o campo de science of learning (ciência para educação) e suas aplicações políticas e práticas.
  • estimular e conduzir pesquisas sobre aprendizado e ensino.


Desenvolvimento Humano

Envolve a ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Veja mais.



Amartya Sen

Algumas ideias sobre o Dia Internacional da Alfabetização. Mensagem gravada para as celebrações do Dia Internacional da Alfabetização/ONU, 2003.



Acesso ao ensino fundamental estar universalizado

No ensino fundamental, o atendimento escolar é de 99,3% da população com a faixa etária de 6 a 14 anos. Com 10,3 milhões de alunos nos anos iniciais, a rede municipal tem uma participação de 67,8% no total de matrículas nesta fase do ensino e concentra 83,5% dos alunos da rede pública. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018, do IBGE.



Regime de colaboração

Forma de organização dos sistemas de ensino para garantir, por meio da colaboração, o cumprimento das responsabilidades de cada ente federado (municípios, estados e união) na implementação das políticas de Educação de qualidade.



Indicadores quantitativos ou qualitativos

Indicadores quantitativos medem a situação educacional por meio de dados conseguidos através de mensuração ou coleta de dados (taxa de analfabetismo, anos de estudo, escolarização, rendimento, transição, defasagem, frequência); Já os indicadores qualitativos apontam, por meio de observação, portfólios etc., o nível de desenvolvimento dos estudantes e o papel das intervenções escolares.



Desenvolvimento de competências socioemocionais

O Instituto Ayrton Senna é pioneiro no desenvolvimento de um sistema de avaliação de competência socioemocionais para ser usado por redes de ensino. Para saber mais, acesse.

 



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